quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Uniespaço: AEB divulga projetos selecionados

.
A Agência Espacial Brasileira (AEB) divulgou ontem (09), em seu web-site, a listagem final dos projetos selecionados no Programa Uniespaço, no Anúncio de Oportunidades de 2009. Foram ao todo 33 iniciativas de dezenas de universidades (USP, ITA, UnB, PUC e várias federais, entre outras), e alguns de estudos de pesquisa como o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), ligado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Os projetos são os mais diversos, cobrindo desde tecnologias de satélites, sistemas embarcados e de controle, a até tecnologias em propulsão. Para acessar a lista e ler a relação completa das iniciativas selecionadas, cliquem aqui (arquivo em PDF).

O Programa Uniespaço, coordenado pela AEB, tem como principal objetivo estimular a formação e aperfeiçoamento de núcleos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias espaciais, nas universidades.

Atualização, 10/02, às 14h24: a AEB liberou um press release sobre a divulgação dos selecionados. De acordo com o texto, dos 59 projetos inscritos, apenas 33 foram selecionados, aos quais serão destinados R$ 3 milhões. Dentro da temática “Veículos Espaciais”, foram aprovados 17 projetos. Sete são sobre “Controle Embarcado de Satélites Artificiais”, três sobre “Sensoriamento Remoto”, e seis sobre “Materiais”. As instituições que mais tiveram projetos aprovados foram o ITA e o IEAv.
.

Nenhum comentário: