terça-feira, 16 de março de 2010

Parceiros estrangeiros

.
A edição de ontem (15) do jornal Valor Econômico noticiou a parceria da empresa brasileira Akaer, de São José dos Campos (SP), com o grupo francês Altran, no campo de integração de aeroestruturas. O acordo deverá envolver uma participação acionária da Altran na Akaer, além da constituição de uma joint-venture. Uma das primeiras iniciativas a serem tomadas após a conclusão do negócio será a construção de uma fábrica de estruturas aeronáuticas, provavelmente em São José dos Campos.

Em press release divulgado na França, a Altran classificou o acordo com a Akaer como uma parceria estratégica. "Esta parceria com a Akaer demonstra nosso comprometimento com o mercado aeroespacial brasileiro e nosso desejo de contribuir para o seu desenvolvimento por meio de cooperação com players locais", disse Yves de Chaisemartin, CEO da Altran.

A Akaer foi criada em 1992 e desde então tem participado de vários projetos nos campos aeronáutico, como fornecimentos turb-key, desenvolvimento de componentes, entre outros, e também espacial. Na área de Espaço, a empresa tem ou teve especial atuação no projeto e cálculo de estruturas de satélites (família CBERS), além do desenvolvimento da primeira plataforma do foguete VLS-1.

Interesse estrangeiro

A associação da Altran e Akaer é o mais recente movimento estrangeiro no sentido de aproveitar, com presença industrial, as oportunidades nos setores aeroespacial e de defesa que estão surgindo no Brasil. Outros grupos estrangeiros, particularmente europeus e israelenses já contam com atividades industriais no País, e/ou consideram ampliar seus negócios locais. Apesar de alguns setores do governo não verem esses movimentos de maneira positiva, em outros países, como a África do Sul, as parcerias com grupos estrangeiros têm rendido bons resultados. Para aqueles que se interessam pelo assunto, recomendamos a leitura de análise sobre o caso sul africano, "Denel’s Strategic Equity Partnerships Paying Off", divulgada na última sexta-feira (12).
.

Nenhum comentário: