domingo, 3 de julho de 2011

Arianespace em Le Bourget

.
Para os curiosos e interessados em assuntos mais técnicos: em seu chalet no salão de Le Bourget, realizado em Paris há duas semanas, a Arianespace exibiu vários modelos de coifas de sua família de lançadores (Ariane 5, Vega e Soyuz) dotados de cargas úteis (veja aqui), permitindo a visualização de como as cargas são acomodadas para o lançamento. Os modelos atraíram grande atenção dos visitantes.

Ainda envolvendo lançadores europeus, um aditamento contratual relacionado ao projeto do Lançador de Próxima Geração (NGL, sigla em inglês), popularmente chamado de Ariane 6, no valor de 60 milhões de euros, foi assinado durante o evento. O aditamento foi feito pela Agência Espacial Europeia a um contrato firmado com o consórcio responsável pela propulsão do futuro lançador, formado pela Astrium, a italiana Avio e a SNECMA (grupo Safran), e cobre novos passos relacionados ao design preliminar do propulsor do possível primeiro estágio do NGL, que deve ter um demonstrador pronto em meados de 2013.

Soyuz na Guiana Francesa

E por falar em lançadores e Arianespace, vale destacar uma reportagem publicada no nº 49 da revista CNESMag, editada pela agência espacial francesa. A edição foi lançada em abril, portanto, não é tão recente, e apenas nos últimos dias pude lê-la. O destaque do número é a futura operação do lançador russo Soyuz no centro espacial de Kourou, numa reportagem especial bem ilustrada, com 16 páginas. Informações sobre a história do acordo de cooperação entre a França e Rússia para a operação do foguete, dificuldades na construção da plataforma, suas perspectivas (missões tripuladas?), entre outras, são contadas com detalhes. Para acessar a revista (em francês e inglês), clique aqui.
.

Nenhum comentário: