sexta-feira, 27 de junho de 2014

Comunicações: árabes de olho no Brasil

.
No dia 25, a operadora Yahsat, dos Emirados Árabes Unidos (EAU), divulgou uma nota informando que está prestes a contratar a construção de um satélite geoestacionário de comunicações para oferecer cobertura em banda Ka nas regiões da África e do Brasil, dando continuidade aos seus planos de expansão para além do Oriente Médio.

A empresa não revelou qual posição orbital o satélite, a ser denominado Al Yah 3, ocupará, mas afirmou que este oferecerá 95% de cobertura do território brasileiro, além de outras áreas não especificadas da América Latina e grande parte do continente africano. Sua expectativa é que esteja em órbita até o final de 2016.

Em maio, a companhia árabe, por meio da Star Satellite Communications Company, participou de licitação de direitos de exploração promovida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na qual as empresas Hispamar e SES foram as vitoriosas.

A Yahsat pertence ao grupo Mubadala Development, uma companhia de investimentos do governo dos EAU. Atualmente, opera o Yahsat 1A e 1B, construídos por um consórcio das europeias Airbus Defence and Space e Thales Alenia Space.
.

Nenhum comentário: