domingo, 17 de agosto de 2014

Argentina: novo ensaio relacionado ao Tronador II

.

De acordo com informações divulgadas pelo governo argentino, foi realizado exitosamente na última sexta-feira (15) um novo ensaio do foguete Tronador II, por meio do voo do Veículo Experimental VEX 1B. O ensaio teve por objetivo testar em voo os sistemas de propulsão e de navegação, guiagem e controle, desenvolvidos inteiramente na Argentina.

O sucesso foi comemorado pelo governo de Cristina Kirchner. Em nota divulgada pela Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE), principal entidade espacial do país, o ministro Julio de Vido destacou a busca argentina por acesso autônomo ao espaço, além do desenvolvimento de satélites de comunicações e de observação. "Todos estes desenvolvimentos 100% nacionais nos permitirão realizar autonomamente uma missão satelital completa, isto é, a construção dos satélites e sua colocação em órbita, que ainda nos permitirá lançar satélites de terceiros, convertendo a Argentina no único país do hemisfério sul com esta capacidade e um dos 11 do mundo", declarou, destacando também o processo de industrialização do país "em setores de alto valor agregado e alta tecnologia".

O VEX 1B é o segundo de uma série de 3 a 6 foguetes experimentais, planejados para dar forma ao lançador Tronador II, com capacidade de satelitização de 250 quilogramas em órbitas baixas, performance nominal similar ao projeto brasileiro do veículo Lançador de Microssatélites (VLM).

O primeiro ensaio, denominado VEX 1A, ocorreu no final de fevereiro e foi considerado satisfatório pelas autoridades. No entanto, na época a mídia local noticiou que a missão teria falhado, com o foguete tendo subido apenas poucos metros e caído próximo a plataforma (ver a postagem "Lançadores: teste do Tronador II argentino").

Colaborou Ildefonso.
.

Um comentário:

Universo Cativo disse...

Um outro vídeo, não oficial, do lançamento.

https://www.youtube.com/watch?v=LIeZT_l6KUM