quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Cooperação INPE - Unicamp

,
INPE e Unicamp assinam protocolo para estudos em política e inovação no setor aeroespacial

Quarta-feira, 12 de Novembro de 2014

Atividades de pesquisa, orientação conjunta de pós-graduandos e o intercâmbio de estudantes, pesquisadores e docentes estão entre os objetivos do protocolo de intenções firmado entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O documento, com vigência de cinco anos, destaca ainda a disseminação de resultados de pesquisas por meio de publicação na área de política e gestão de ciência, tecnologia e inovação da indústria aeroespacial.

Assinado na segunda-feira (10/11) pelo diretor do INPE, Leonel Perondi, e o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, o acordo irá facilitar estudos conjuntos de política industrial e de análise de capacitação do setor aeroespacial.

 “O INPE é um instituto de pesquisa bastante tradicional, consolidado, que tem prestado grandes contribuições em várias áreas que também são tratadas pela Unicamp. Estabelecer esse tipo de parceria faz com que as duas instituições possam se complementar e contribuir ainda mais nas áreas em que atuam”, disse Tadeu Jorge.

Perondi lembrou que o INPE e a Unicamp – através do Departamento de Política Científica Tecnológica (DPCT) – já realizam estudos em parceria. “Ao longo dos anos foram diversos estudos sobre esses arranjos de política industrial. Este protocolo expressa uma formalização que vai além dos trabalhos acadêmicos esporádicos, visando uma relação mais contínua, com trabalhos em novo formato e tempos de duração”, declarou o diretor do INPE.

André Furtado, professor do DPCT/Unicamp, explicou que o protocolo de intenções é voltado à área da política e gestão da inovação aplicada ao setor aeroespacial brasileiro. “Está se criando uma plataforma para que se desenvolvam cooperações entre Unicamp e INPE, uma instituição com atuação multifacetada, focando o campo científico, tecnológico e da inovação, e promovendo atrás de si uma indústria de fornecedores para a indústria espacial. Isso envolve tanto política científica como política industrial, interface na qual o DPCT vem atuando bastante”.

Palestra

Após a assinatura do protocolo, Leonel Perondi ministrou na Unicamp uma palestra sobre os preparativos para o lançamento do CBERS-4 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), programado para dezembro.

“Estamos lançando o quinto satélite desta cooperação com a China: tivemos o CBERS-1 em 1999, o CBERS-2 em 2003 e o CBERS-2B em 2007, sendo que todos operaram em órbita cumprindo a sua missão de gerar imagens do território nacional com grande número de aplicações. Tentamos lançar o CBERS-3 em dezembro passado, mas perdemos o satélite devido a problemas com o lançador. Agora, a expectativa é muito grande para o lançamento do CBERS-4 em dezembro de 2014”, disse Perondi.

O diretor do INPE esteve na Unicamp acompanhado de José Ângelo Neri e Milton de Freitas Chagas Junior, pesquisadores do Instituto. Também participaram do encontro no Gabinete do Reitor da Unicamp os professores Roberto Perez Xavier, diretor do Instituto de Geociências (IG); Leda Maria Gitahy, chefe do DPCT; André Tosi Furtado, também do DPCT, e André Luiz Sica de Campos, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA).

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: