.
Infográficos e animações mostram como será o lançamento do CBERS-4
Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014
Vídeos, infográficos animados, imagens e uma linha do tempo compõem o site comemorativo (www.cbers.inpe.br/hotsite) do CBERS-4 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres). A página também traz uma contagem regressiva para o lançamento do satélite, previsto para o dia 7 de dezembro de 2014.
A “linha do tempo” traça um histórico do Programa Espacial Brasileiro, a partir da Missão Espacial Completa Brasileira (1979), que estabeleceu o desenvolvimento de satélites pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o de veículos lançadores e de centro de lançamentos pelo então CTA, hoje Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). A cronologia passa pelo desenvolvimento da infraestrutura do programa espacial (Laboratório de Integração e Testes de Satélites, Centro de Rastreio e Controle de Satélites); o início da cooperação internacional com a China, para o desenvolvimento de satélites de monitoramento do território; o desenvolvimento e lançamento dos Satélites de Coleta de Dados Ambientais (SCDs); o lançamento dos satélites da família CBERS, e a política pioneira de distribuição gratuita de imagens de satélites.
Na página “Por dentro do CBERS”, é possível identificar as partes do satélite que ficaram sob responsabilidade do Brasil e da China – cada um com 50% de participação.
“O Brasil visto do espaço” traz uma seleção de imagens produzidas pelos satélites CBERS, mostrando as capitais brasileiras.
Na área “Multimídia” estão disponíveis vídeos, animações e sistemas interativos sobre o desenvolvimento, a construção e o funcionamento de satélites de recursos terrestres, como o CBERS.
Uma “animação” que mescla imagens reais com efeitos de computação gráfica mostra o lançamento do CBERS pelo foguete chinês Longa Marcha-4, da contagem regressiva à abertura do painel solar do satélite.
O site comemorativo também traz um link para a página oficial do Programa CBERS, onde estão disponíveis informações detalhadas sobre o satélite e os 26 anos de cooperação internacional China-Brasil.
Fonte: INPE
.
domingo, 30 de novembro de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário