quinta-feira, 21 de abril de 2016

Cooperação INPE - Conab em monitoramento agrícola

.
Conab e Inpe trocam experiências sobre monitoramento agrícola

20/04/2016

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)  formalizarão um acordo de cooperação técnica para o uso de imagens via satélite na estimativa de área plantada e no monitoramento agrícola. Nesta semana, técnicos das duas instituições debateram aspectos da formalização da cooperação técnica.

Um dos temas em pauta para este entendimento é a troca de metodologias de mapeamento para aprimorar o uso da geotecnologia nas estimativas de safra da Companhia. A Conab  vem utilizando recursos tecnológicos como modelos estatísticos, sensoriamento remoto, posicionamento por satélite (GPS), sistemas de informações geográficas e outros para estimar as áreas de cultivo e prever impactos à produtividade das lavouras desde 2004, por meio do projeto GeoSafras.

"Com estes recursos, os levantamentos da evolução de área, produção e produtividade têm tido melhor apuração e eficiência, dando maior consistência às estimativas de safra", avalia o gerente de Geotecnologia da Companhia, Tarsis Piffer.  O trabalho conta com  contribuições de diversas instituições parceiras, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Joint Research Center (JRC) da Comissão Européia e a Universidade de Maryland, dos Estados Unidos.

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: