terça-feira, 12 de abril de 2016

Imagens do COSMO-SkyMed para monitoramento da Amazônia

.
Os satélites Italianos COSMO-SkyMed irão monitorar desmatamentos no Brasil

12/04/2016

e-GEOS (Empresa participada da Finmeccanica-Telespazio e da Agência Espacial Italiana), junto com a empresa Brasileira Geoambiente, foi a vencedora da licitação do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia.

Rio de Janeiro, 12 de abril de 2016 - A e-GEOS (80% Finmeccanica-Telespazio, 20% ASI) foi vencedora através da empresa Brasileira Geoambiente da concorrência realizada pelo CENSIPAM (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia) para o monitoramento do desmatamento na Amazônia. O contrato, válido para o ano de 2016 e renovável para um segundo ano, prevê a aquisição mensal dos dados satelitais provenientes da constelação Italiana de satélites COSMO-SkyMed, sobre uma área de um milhão de quilômetros quadrados da Região Amazônica.

A constelação COSMO-SkyMed, equipada com sensores radar que lhe permitem operar dia e noite sob qualquer condição meteorológica, é a solução ideal para o monitoramento constante da Amazônia, território caracterizado pelas frequentes chuvas na maior parte do ano e constante nebulosidade. Os dados desta constelação já são usados com sucesso no Brasil (onde Telespazio opera desde 1997 através da sua filial Telespazio Brasil) para o monitoramento ambiental e a segurança (vazamento de óleo no mar e controle de deslizamentos de terra), para suporte em aplicações agrícolas e no âmbito de defesa.

Satisfação também foi expressada pela Finmeccanica, pela qual o novo contrato constitui uma ulterior confirmação do valor da própria tecnologia no setor espacial.

Finmeccanica reveste um papel de destaque na constelação COSMO SkyMed: dos laboratórios de pesquisa provem muitos equipamentos – desde os painéis fotovoltaicos até os sensores estelares, desde as unidades de controle e distribuição da potência até a unidade de amplificação, conversão e modulação do sinal de radiofrequência – integrados a bordo dos quatro satélites, realizados pela participada Thales Alenia Space (Finmeccanica 67%, Thales 33%), enquanto Telespazio (Finmeccanica 67%, Thales 33%) desenvolveu todo o segmento terrestre e é responsável pela aquisição, processamento e distribuição dos dados satelitais comercializados no mundo todo pela e-GEOS para aplicações civis.

Financiado pela ASI, pelo Ministério da Defesa Italiano e pelo MIUR, COSMO SkyMed é capaz de operar em qualquer condição de visibilidade com uma alta frequência de revisita. Permite também atender aos requisitos civis e militares, com serviços e aplicações para monitoramento ambiental, controle territorial e marítimo, agricultura, proteção de fronteiras e segurança.

Fonte: Telespazio.

Comentário do blog: segundo informações apuradas pelo blog, dentre as participantes da concorrência vencida pela Telespazio estavam a Visiona Tecnologia Espacial e a Airbus Defence and Space, além da Space Imaging / MDA.
.

Nenhum comentário: