.
A companhia europeia Arianespace divulgou ontem (28) ter sido escolhida pela operadora de comunicações argentina ARSAT (Empresa Argentina de Soluciones Satelitales Sociedad Anonima) para a colocação em órbita do satélite geoestacionário Arsat-1.
A operação deverá ser realizada em meados de 2012, por um Ariane 5 ou por Soyuz, ambos operando a partir de Kourou, na Guiana Francesa. Dotado de 24 transpônderes, todos de banda Ku, o Arsat-1 tem 2.900 kg e é o primeiro satélite geoestacionário construído pela Argentina. O artefato está sendo construído nas instalações da INVAP, com a EADS Astrium e a Thales Alenia Space fornecendo importantes subsistemas e componentes.
Esta foi a segunda vez que a Arianespace foi escolhida para lançar ao espaço um satélite argentino. O primeiro foi o Nahuel 1A, também geoestacionário, colocado em órbita em 1997.
"Nós estamos muito satisfeitos com nossa seleção da Arianespace para lançar o primeiro satélite geoestacionário construído na Argentina", disse Pablo Tognetti, diretor-presidente da ARSAT. "Nossa seleção é resultado de uma competição internacional, em que preço, excelência em transporte espacial e índice de sucesso nas missões foram críticas em nossa decisão".
Jean-Yves Le Gall, presidente da Arianespace, declarou: "A Arianespace está especialmente orgulhosa de ter esta oportunidade de trabalhar com um operador de satélites sul-americano, e nós gostaríamos de agradecer a ARSAT por ter nos selecionado. Este último contrato, o nono que assinamos em 2010, é um claro reconhecimento da qualidade e competitividade de nossos serviços e soluções em lançamento."
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário