terça-feira, 8 de setembro de 2009

EADS Astrium conquista negócios na Argentina

.
A companhia europeia EADS Astrium anunciou hoje (08) ter sido escolhida pela Empresa Argentina de Soluciones Satelitales Sociedad Anonima (ARSAT) para o fornecimento de várias tecnologias-chave para o satélite geoestacionário de telecomunicações Arsat-1, como a unidade de processamento do satélite (SPU, sigla em inglês), a plataforma principal, e o subsistema de propulsão.

O Arsat-1 é o primeiro satélite da série Arsat, e uma vez em órbita, cobrirá toda a América Latina. Seu lançamento está previsto para 2012, sendo que a binacional ucraniano-brasileira Alcântara Cyclone Space (ACS) é uma das potenciais candidatas a realizar a colocação em órbita. A construção do Arsat-1 tem como contratante principal a empresa INVAP, de Bariloche.

O SPU nada mais é do que o computador de bordo do satélite, sendo considerado um de seus componentes-chave. A unidade adquirida pela Argentina deverá contar com software desenvolvido localmente no país sul-americano. A estrutura, por sua vez, terá massa de apenas 50 kg devido ao uso de materiais leves como fibra de carbono.

Em nota divulgada à imprensa, a EADS Astrium informou que foi selecionada pela ARSAT para o fornecimento do SPU e da plataforma em competição internacional. A opção argentina pela companhia franco-alemã de certo modo surpreende, tendo em vista que o mercado argentino nos últimos anos foi mercado cativo da também europeia Thales Alenia Space, resultado da joint-venture entre o grupo francês Thales e o italiano Finmeccanica.

O valor do negócio não foi divulgado, mas dada a natureza dos subsistemas adquiridos, deve atingir dezenas de milhões de dólares.
.

Nenhum comentário: