segunda-feira, 11 de maio de 2009

Cooperação Brasil - Israel

.
Câmara pode ampliar debates com Israel sobre programa espacial

11/05/2009 20h06

Uma visita à Câmara, nesta segunda-feira, pode ter contribuído para viabilizar a cooperação entre o Brasil e Israel na área espacial. A avaliação é de deputados que participaram de encontro com representantes da agência espacial israelense e com empresários ligados ao setor, como de indústrias fabricantes de satélites e foguetes.

A 1ª vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO), disse que a reunião deve dar início a uma série de debates sobre possíveis acordos de cooperação.

"O que eles esperam do Congresso é o debate de questões da área espacial relativas ao clima, ao meio ambiente e ao lançamento de foguetes. Discutimos inclusive a possibilidade de cooperação usando satélites na área de ensino a distância. É uma conversa que pode produzir trocas de informação, formação de pessoal e desenvolvimento tecnológico", ressaltou a deputada.
Seminários

O embaixador de Israel no Brasil, Giora Becher, participou do encontro e destacou a importância do contato com parlamentares brasileiros: "Foi uma reunião muito boa. Também discutimos formas de ampliar nossos contatos com a Câmara e de fazer seminários com deputados, especialistas da área espacial e representantes da indústria de Israel."

Depois de conversar com parlamentares em Brasília, a delegação israelense segue para São José dos Campos (SP), onde conhecerá a sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Fonte: Agência Câmara

Comentários: empresas israelenses já há muitos anos estão presentes nos mercados Aeroespacial e de Defesa brasileiros, inclusive com presença industrial local. Um exemplo é a Aeroeletrônica, com sede em Porto Alegre (RS), companhia do grupo israelense Elbit Systems, muito forte em eletrônica embarcada, veículos aéreos não-tripulados, guerra eletrônica, etc. Inclusive, a Aeroeletrônica desenvolveu e produziu componentes e sistemas de suprimento de energia para projetos de satélites do INPE. Recentemente, outra indústria israelense, a Israeli Aerospace Industries (IAI) anunciou a criação de uma joint-venture com o grupo Synergy para atuação nas áreas Aeroespacial, de Segurança e Defesa no mercado latino-americano (clique aqui).
.

Nenhum comentário: