sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Problemas com o gravador de dados do CBERS 3

.
O projeto do CBERS 3, primeiro satélite da 2ª geração do Programa Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, avança em linha com os objetivos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de colocá-lo em órbita entre 2012 e 2013, mas também enfrenta alguns percalços.

Há algumas semanas, após testes realizados entre os meses de junho e julho, o gravador digital de dados (Digital Data Recorder - DDR) do satélite foi recusado e enviado de volta ao Brasil pela parte chinesa, em decorrência de mau funcionamento. Dentro do programa CBERS, o componente é de responsabilidade brasileira e foi contratado pelo INPE junto à Mectron, de São José dos Campos (SP).

Este não é, aliás, o primeiro problema da Mectron com satélites. O subsistema de suprimento de energia da Plataforma Multimissão (PMM), cujo desenvolvimento e fabricação são de sua responsabilidade, sofreu vários atrasos em seu cronograma, exigindo vários aditamentos ao contrato.

Mal funcionamento, defeitos e outros problemas são normais em qualquer projeto complexo de engenharia, mas que não evitam, porém, certos desconfortos. Concebido numa época em que os programas espaciais brasileiro e chinês eram relativamente equivalentes, hoje o CBERS recebe algumas críticas informais e não oficiais no Brasil, inclusive de integrantes do próprio INPE, incomodados com um certo domínio chinês sobre o programa. Problemas como da DDR, por exemplo, acabam enfraquecendo a posição brasileira.
.

Nenhum comentário: