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Sistema Geoestacionário Brasileiro - SGB
"O Sistema Geoestacionário Brasileiro, devido ao seu elevado custo de construção, lançamento e operação, está em processo de contratação de um estudo que indicará a viabilidade ou não da adoção da modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) na implementação dos projetos decorrentes. Seis empresas ou consórcios de empresas responderam ao edital lançado pelo MP, PNUD e AEB, para a elaboração de propostas detalhadas de estudos de viabilidade, sendo que três delas foram pré-qualificadas. A proposta vencedora deverá ser contratada no primeiro semestre de 2010 e os estudos deverão estar concluídos e serem apresentados até dezembro do mesmo ano. No curso dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo de trabalho do SGB, coordenado pela AEB e responsável pela definição das diretrizes da ação, foram concluídas as discussões e os estudos sobre as demandas públicas setoriais que esse sistema deverá atender, compreendendo as cargas úteis para meteorologia, comunicações militares, controle de tráfego aéreo e comunicações estratégicas de governo."
Desenvolvimento de foguetes de sondagem
"Nas ações relativas aos foguetes de sondagem, destaca-se o lançamento bem sucedido em 29/05/2009, do Veículo de Treinamento Orion V2 (Operação Maracati I), a partir do CLA, portando carga útil tecnológica da Agência Espacial Alemã, DLR-MORABA. O lançamento permitiu ao CLA, manter sua operacionalidade, receber treinamento do DLR-MORABA e avaliar o veículo ORION utilizado como foguete de treinamento. Com referência ao VSB-30, destaca-se a conclusão do processo de avaliação da qualificação (certificado de tipo nº: 001T2009). Trata-se do primeiro veículo espacial brasileiro a receber este tipo de habilitação. Destacam-se também os dois voos do VSB-30 (Texus 46 e Texus 47) realizados com sucesso no campo de Esrange, em Kiruna, na Suécia, em 22 e 29/11/2009, respectivamente. Ambos os voos tiveram trajetória nominal seguida, os experimentos realizados, excelente ambiente de microgravidade e as cargas úteis recuperadas."
Veículo Lançador de Satélites - VLS
"Com relação ao desenvolvimento do veículo lançador, destaca-se a continuação da incorporação das modificações no VLS-1 decorrentes da Revisão Crítica realizada em parceria com a State Rocket Center (SRC/Makeyev), onde foram contratados todos os estudos de engenharia necessários às definições a serem testadas na maquete radioelétrica, MIR, e nos dois protótipos para os voos de teste do VLS-1. Destaca-se, também, o prosseguimento na preparação do “Mock-up de Integração de Redes Elétricas (MIR), do VLS-1 XVT-01, do VLS-1 XVT-02 e do VLS-1 V04; e o início do desenvolvimento de Motores bobinados para o VLS-1. Prevê-se o lançamento do primeiro voo de testes para 2012.
Quanto à reconstrução da Torre Móvel de Integração do VLS, estão em andamento o nivelamento e alinhamento da placa base da mesa de lançamento; torre de umbilicais; trilhos; construção da sala de interface, canaleta técnica, torre e túnel de escape. Paralelamente, estão sendo fabricadas a estrutura metálica da TMI e as peças dos sistemas de movimentação, de ancoragem e da mesa de lançamento, além da aquisição de componentes eletrônicos e produtos comerciais. Essas etapas representam 50% da execução física da obra e a sua conclusão está prevista para o final de 2010, conforme previsto no cronograma."
Implantação do Complexo Espacial de Alcântara
"Face à suplementação de recursos em 150% do montante aprovado inicialmente na LOA, foi possível dar grande avanço na contratação de obras e serviços complementares da infraestrutura geral do CLA, necessários para o apoio ao lançamento do foguete ucraniano Cyclone-IV. Essa responsabilidade foi atribuída ao Governo brasileiro no Tratado firmado entre Brasil e Ucrânia, em 2003. Com o total dos recursos assegurados, foi firmado convênio com a Secretaria de Infraestrutura do Governo do Maranhão, destinando recursos para a recuperação da Rodovia MA-106, no trecho do Terminal do Cujupe ao CLA, o que possibilitará o transporte de cargas espaciais para o sitio de lançamento do Cyclone. Da mesma forma, recursos foram descentralizados para o CLA, o que permitiu o início de algumas obras e outras contratações, destacando-se, entre outros, os seguintes: modernização da Sala de Controle Operacional do Setor de Comando e Controle; recuperação da Pista de Pouso e Decolagem do Aeródromo do CLA; construção da Torre Anemométrica; aquisição de Sistema de Integração de Dados Meteorológicos; aquisição do Radar Perfilador de Vento; recuperação do Prédio da Seção Contra-Incêndio no Aeródromo do CLA; aquisição de Computadores e restauração do Centro Técnico. Os estudos para obtenção da Licença de Instalação para as obras de complementação da infraestrutura no CLA, bem como a elaboração de estudos, projetos básicos e executivos e editais para execução destas obras continuam em curso."
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