segunda-feira, 30 de maio de 2011

Avanços da Alcântara Cyclone Space

.
Uma reportagem da agência de notícias russa Interfax do final de maio traz algumas informações sobre avanços no projeto da Alcântara Cyclone Space (ACS) e a intensificação de suas atividades, citando fonte presente na reunião do conselho de administração da binacional, realizada este mês.

"Na reunião, o Brasil apontou significativas realizações na cooperação e expressou confiança nas perspectivas futuras do projeto Cyclone 4", destaca a reportagem, citando fonte não identificada.

A seguir, reproduzimos mais alguns trechos do texto, vertidos para o português pelo blog Panorama Espacial:

"Infelizmente, em 2010 houve alguns atrasos no cronograma de criação do projeto internacional espacial do Cyclone 4. Uma das razões foi a demora em obter as licenças ambientais e de construção dos órgãos de supervisão do governo brasileiro, o que não possibilitou que as obras fossem iniciadas antes do período de chuvas no Brasil. Um atraso no financiamento do projeto pelo lado ucraniano também afetou".

"Cerca de 70% do território foi limpo para a construção das instalações e estradas de acesso. O trabalho no projeto e produção dos equipamentos das instalações e a construção de uma cidade para os construtores e um ponto de verificação já foram iniciados".

"A expectativa é que em dois anos o complexo seja aberto. Uma decisão final quanto aos termos do primeiro lançamento do foguete será tomada depois que o cronograma para a constraução do centro de lançamento for determinado."

"Companhias ucranianas estão desenvolvendo um conjunto de equipamentos para o transporte do foguete de duas maneiras - por mar ou pelo ar. O foguete destinado ao primeiro voo será transportado por meio aéreo em razão de um atraso na construção do porto próximo ao centro espacial de Alcântara."
.

Nenhum comentário: