segunda-feira, 23 de maio de 2011

Brasil - Argentina: Avanços no Sabia-Mar

.
Brasil e Argentina construirão dois satélites Sabiá-mar

23-05-2011

A cooperação Brasil-Argentina para a construção conjunta de dois satélites de observação oceanográfica, o Sabiá-mar 1 e 2, eleva-se a uma fase mais avançada, pois já conta com os recursos necessários para tornar-se realidade.

Na reunião do Mecanismo de Integração e Cooperação entre os dois países, realizada na Embaixada da Argentina, na última quinta-feira (19), o chefe da Assessoria de Cooperação Internacional da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Monserrat Filho, relatou que o Brasil já dispõe dos recursos financeiros destinados ao desenvolvimento básico do projeto Sabiá-mar. O lado argentino, por sua parte, também está pronto para iniciar esse trabalho cooperativo, que, estima-se, terá forte impacto não apenas nos dois países, mas igualmente em toda a América Latina. “Será a primeira vez que dois países latino-americanos se unirão para construir satélites, usando tão somente suas competências e capacidades”, comentou Monserrat.

Segundo o coordenador-geral do Programa de Satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Marco Chamon, as áreas de engenharia dos dois países já aprofundaram o detalhamento técnico do projeto. Ao Brasil, caberá a Plataforma Multimissão para os dois satélites (de pequeno porte). E a Argentina responderá pelas cargas úteis. No entanto, cada parte poderá participar ativamente nos itens de responsabilidade da outra parte. As próximas tarefas a serem cumpridas serão definidas no encontro de Buenos Aires.

De parte da Argentina, a reunião do Mecanismo de Integração e Cooperação dos dois países foi conduzida pelo ministro Sérgio Pérez Gunella e contou com a presença de vários diplomadas argentinos.

O próximo passo será a realização de um seminário técnico, em Buenos Aires, nos dias 30 de junho e 1º de julho, com as equipes de engenheiros encarregadas de concretizar o projeto.

Fonte: AEB

Comentários: em sua palestra na LAAD 2011, em abril, o presidente da AEB, Marco Antonio Raupp, já havia revelado que o programa Sabia-MAR envolveria o desenvolvimento e construção de dois satélites, e não apenas um como inicialmente planejado. Interessante observar que o escopo de participação de cada país no projeto conjunto também parece ter mudado. Em entrevista concedida ao blog Panorama Espacial em novembro de 2010, Thyrso Villela Neto, diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, afirmou que ao Brasil caberia o fornecimento das cargas úteis, enquanto que a Argentina seria responsável pela plataforma. O blog acredita que esta mudança esteja relacionada à decisão de se construir dois satélites ao invés de um, adequando-se assim às dimensões e potência atendidas pela Plataforma Multimissão (PMM), desenvolvida pelo INPE em parceria com indústrias nacionais. Tão logo tenhamos mais informações sobre o racional desta mudança, divulgaremos aqui no blog.
.

Nenhum comentário: