terça-feira, 17 de maio de 2011

José Monserrat Filho na AEB

.
Monserrat assume a Cooperação Internacional da AEB

17-05-2011

A Assessoria de Cooperação International da Agência Espacial Brasileira (AEB) tem novo titular. É o professor José Monserrat Filho que, nos últimos três anos, dirigiu a Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), durante a gestão do Ministro Sergio Rezende. Ele sucede o Embaixador Carlos Campelo que ocupou o cargo desde a fundação da AEB, há 17 anos.

Monserrat é especialista em direito espacial; vice-presidente da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial (SBDA), onde coordena o Núcleo de Estudos de Direito Espacial; membro da diretoria do Instituto Internacional de Direito Espacial, com sede em Amsterdam ( Holanda), membro da Academia Internacional de Astronáutica, bem como do Comitê de Direito Espacial da International Law Association (ILA). Desde 1997, integra a delegação oficial do Brasil que participa das reuniões anuais do Subcomitê Jurídico do Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço (COPUOS), com sede em Viena, Áustria. É autor, entre outros, do livro “Direito e Política na Era Espacial – Podemos ser mais justos no espaço do que na Terra?” (2007) e de vários artigos sobre temas de direito espacial.

Como jornalista, foi diretor da revista “Ciência Hoje” e editor do “Jornal da Ciência” e do “JC e-mail”, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Em 1993, recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica, do CNPq.

Fonte: AEB

Comentário: em postagem de 17 de abril, logo após a LAAD 2011, o blog já havia adiantado que o advogado e jornalista José Monserrat Filho iria assumir a assessoria de cooperação internacional da AEB.
.

Nenhum comentário: