terça-feira, 30 de julho de 2013

Novo satélite da Eutelsat para o Brasil

.
A Space Systems/Loral anunciou hoje (30) a sua seleção para o fornecimento de um novo satélite de comunicações multimissão para a operadora europeia Eutelsat, denominado EUTELSAT 65 West A. Este é o sexto contrato da companhia este ano e tem um significado especial para o Brasil, uma vez que o satélite ocupará uma posição orbital pertencente ao País, 65º Oeste, adquirida em leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2011.

"Nós esperamos trabalhar com a SS/L neste sofisticado programa de satélites que trará para a Eutelsat capacidade estendida e altamente flexível de comunicações para atender às oportunidades no Brasil e na América Latina, que representam uma das regiões de crescimento mais rápido na indústria de satélites", declarou em nota Michel de Rosen, diretor-presidente da Eutelsat.

O EUTELSAT 65 West A será um satélite de grande porte e potência (16 kW), e contará com 10 transpônderes em banda C, 24 em banda Ku, para serviços de vídeo, além de 24 spot beams para conexão em banda larga para regiões chave.

Lançamento em 2016

O novo satélite da Eutelsat tem previsão de lançamento em 2016, a tempo das Olimpíadas do Rio de Janeiro, que devem gerar grande demanda por serviços de comunicações.

É interessante observar que os satélites recentemente contratados têm todos previsão de colocação em órbita em 2016 (o Star One D1 também deve ser lançado no referido ano, no primeiro trimestre), o que dá um indicativo sobre a possível janela para lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Em geral, os prazos para disponibilização do satélite para lançamento variam em torno de 25 a 30 meses. No caso do SGDC, cujo processo de seleção foi estendido para o final de agosto, a expectativa otimista é de que o contrato para sua construção seja assinado no final do terceiro trimestre deste ano.
.

Nenhum comentário: