quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Omnisys: "De mísseis a radares" [e também espaço]

.
O mais recente número da revista "Pesquisa FAPESP", editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) conta com uma reportagem sobre a empresa Omnisys, de São Bernardo do Campo (SP), sob o ângulo de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). A Omnisys é a plataforma industrial do grupo francês Thales, que atua nos mercados de defesa, segurança, aeroespacial e de transportes nos setores, no Brasil.

O artigo traz uma interessante abordagem sobre a empresa e suas atividades, destacando os projetos em inovação nos setores aeroespacial e de defesa que contam com subvenção da FAPESP e também da FINEP, do governo federal. Da área espacial, são citados os projetos do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS, sigla em inglês) e de radares de rastreio e telemetria de centros de lançamento no Brasil (Alcântara e Barreira do Inferno) e em Kourou, na Guiana Francesa (a empresa foi selecionada para a modernização de dois radares operados pelo centro guianês). Segundo a reportagem, a Omnisys investe cerca de 20% de sua receita em P&D.

A Omnisys, aliás, deve ser uma das empresas mais beneficiadas no processo de transferência de tecnologia associado ao projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que será construído pela Thales Alenia Space (joint-venture entre a Thales (67%) e o grupo italiano Finmeccanica (33%)).

Para acessar a reportagem em sua íntegra, clique sobre o título "De mísseis a radares".

Nenhum comentário: