terça-feira, 29 de outubro de 2013

Projeto MMM-1: UFSM e CCOMGEX serão parceiros

.
O blog Panorama Espacial recebeu novas informações sobre novas instituições científicas tecnológicas (ICTs) parceiras do projeto do MMM-1, considerado o primeiro microssatélite brasileiro para aplicações militares. Estas se somam a outras indústrias, centros de pesquisa e universidades do estado, que se organizaram e deram origem ao Polo Espacial do Rio Grande do Sul.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que já desenvolve alguns projetos na área de pequenos satélites (NANOSATC-BR, em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE), será uma parceira direta da AEL Sistemas, devendo atuar no desenvolvimento da plataforma como um todo, principalmente no suprimento de energia com soluções para ambiente espacial.

Outro parceiro será o Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro (CCOMGEX), que acompanhará o desenvolvimento das unidades de telemetria e telecomando, das antenas e também trabalhará na definição da carga útil de comunicação e missão.

O CCOMGEX, que tem sede em Brasília (DF), é responsável por um dos principais programas do Exército na atualidade, o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron).
.