terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Argentina: avanços do ARSAT-1

.

Se a economia argentina não se encontra nos seus melhores dias, o mesmo não se pode dizer de seu programa espacial. Na semana passada, o Ministerio de Planificación, Inversión Publica e Servicios divulgou ontem (10) nota informando sobre a finalização dos ensaios de vibração do modelo de voo do ARSAT-1, primeiro satélite geoestacionário de comunicações desenhado, integrado e testado pelo país sul-americano.

O satélite, aliás, tem sido submetido a ensaios no Centro de Ensayos de Alta Tecnología (CEATSA), localizado dentro das instalações da fabricante INVAP, em Bariloche. O CEATSA foi constituído em 2010 sob a forma de uma sociedade anônima e tem por sócios as estatais INVAP e ARSAT, esta última a operadora do satélite homônimo quando em órbita. Anteriormente, os satélites argentinos (de aplicações científicas e observação) e inclusive partes do ARSAT-1, foram testados no Brasil, nas instalações do Laboratório de Integração e Testes (LIT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

No momento, o satélite está passando por ensaios acústicos e, em seguida, será submetido à campanha de ensaios de rádio-frequência. No mês de maio, o satélite deve ser transportado para Kourou, na Guiana Francesa. de onde deve ser lançado ao espaço no início de julho por um Ariane 5, operado pela Arianespace.

Segundo o ministro Julio de Vido, "com o avanço satisfatório das provas, estamos mais próximos do objetivo de pôr em órbita um satélite de comunicações completamente nacional, alcançando nossa independência e soberania satelital". "Estes satélites não são um feito isolado, mas são parte de uma política impulsionada por Néstor Kirchner e continuada pela presidente Cristina Fernández de Kirchner, que permitiu criar a ARSAT, como uma ferramenta que em princípio nos permitirá manter o serviço satelital e que hoje possibilita avançar com a soberania aeroespacial, e que, com o forte impulso que está dando a presidente, nos permitirá realizar uma missão satelital completa, incluindo a colocação em órbita", completou.

A nota do governo também faz referência a importância estratégica do projeto. "Cabe destacar a importância estratégica do desenvolvimento deste satélite em nosso país, não apenas do ponto de vista comercial mas também geopolítico, abrindo uma nova fonte de ingressos [de recursos] para o país a partir da comercialização de serviços satelitais a nível internacional."

Com vida útil estimada em 15 anos, o ARSAT-1 ocupará a posição orbital 72º Oeste e contará com 24 transpônderes em banda Ku para fornecer serviços de transmissão de dados, telefonia e televisão para a região do Cone-Sul. Seus subsistemas críticos foram fornecidos pela Airbus Defence & Space (antiga Astrium), e as cargas úteis contratadas junto à Thales Alenia Space.

ARSAT-2

Enquanto o ARSAT-1 se aproxima do lançamento, seu "irmão" ARSAT-2 se encontra numa etapa avançada de integração, próxima da junção dos módulos de serviço e de comunicações. A expectativa é que a campanha de ensaios ambientais seja iniciada em setembro, de forma que o satélite esteja pronto para voo em meados de 2015.
.

2 comentários:

Unknown disse...

436Parabéns.Quem sabe
assim os nossos visionários não aprendam com os vizinhos.

Unknown disse...

Enquanto nós comemoramos... los ermanos, que no son tontos trabajam.