quarta-feira, 23 de julho de 2014

INPE na 66ª Reunião da SBPC

.
66ª Reunião da SBPC acontece em Rio Branco

Terça-feira, 22 de Julho de 2014 

Os 53 anos de atividades do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) serão abordados durante a ExpoT&C 2014, mostra promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) durante sua 66ª Reunião Anual, que acontece de 22 a 27 de julho em Rio Branco (AC), na Universidade Federal do Acre (UFAC).

A palestra sobre o INPE será apresentada às 11h50 de quarta-feira (23/7), por Carlos Alexandre Wuensche de Souza, e faz parte da programação do miniauditório instalado no pavilhão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na ExpoT&C.

A ExpoT&C é uma das mais importantes mostras de ciência, tecnologia e inovação do país, reunindo todos os anos centenas de expositores, como institutos de pesquisa, universidades, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em divulgar e difundir novas tecnologias, produtos e serviços. Neste ano, o evento contará uma área de 4.200 m² de pavilhões climatizados, onde ficarão abrigados os estandes dos expositores. A mostra abre no dia 23 de julho às 12h, e funcionará de 23 a 27 de julho, das 10h às 19h.

O INPE também está na programação científica da 66ª Reunião Anual da SBPC com a participação do pesquisador Saulo Freitas na mesa-redonda que abordará o impacto trinacional da queima de biomassa e da fumaça na Amazônia Sul-Ocidental, que acontece às 13h30 de quinta-feira (24/7).

Sobre a 66ª Reunião da SBPC

Com o tema “Ciência e tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras”, a 66ª Reunião Anual da SBPC terá 199 atividades em sua programação e a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de C&T. Haverá 51 conferências, 62 mesas-redondas, 54 minicursos, 16 encontros, 7 sessões especiais e 5 assembleias.

A programação da 66ª Reunião Anual da SBPC foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência hoje no Brasil. Entre os temas que serão debatidos nas conferências, estão "Ciência e Tecnologia: Imperativo para o desenvolvimento Brasileiro"; "Serpentes peçonhentas e acidentes ofídicos no Brasil"; "Reservas Extrativistas 25 anos depois"; "O Brasil no espaço - As aplicações e os serviços oferecidos por satélites"; "Biodiversidade e sociedades tradicionais na Amazônia"; e "O uso de animais em pesquisas e no ensino", entre outras. Entre os temas discutidos nas mesas-redondas estão: "Amazônia: O desafio de formação e fixação de doutores"; "Os impactos socioambientais da exploração de petróleo e gás de xisto no Acre"; “O marco civil da internet”, e outros.

Assim como ocorre em todas as reuniões anuais da SBPC, a de Rio Branco tem como um de seus objetivos principais popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. Também a exemplo dos eventos anteriores, a 66ª Reunião Anual será um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

Junto com a 66ª Reunião Anual da SBPC serão realizadas também a SBPC Jovem, a ExpoT&C e a SBPC Mirim. A SBPC Jovem teve sua primeira edição em 2003, durante a 55ª Reunião Anual. Desde então, acontece todos os anos. Trata-se de um evento com atividades que visam despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia. A programação contará com oficinas, salas temáticas, e apresentações culturais.

A programação completa e outras informações sobre a 66ª Reunião Anual podem ser obtidas no endereço: http://www.sbpcnet.org.br/riobranco/home/

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: