sexta-feira, 18 de julho de 2014

Mais sobre a cooperação com a China

.
Brasil e China firmam acordo de cooperação em sensoriamento remoto

Brasília, 17 de julho de 2014 – O presidente da China, Xi Jinping, e a presidente Dilma Rousseff, assinaram hoje (17) 32 atos de cooperação em várias áreas. Entre eles, o de compartilhamento de dados de satélites de sensoriamento remoto, acordado entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Administração Nacional Espacial da China (CNSA).

Em cerimonia no Palácio do Planalto o presidente da AEB, José Raimundo Coelho, assinou o Memorando de Entendimento sobre a Cooperação em Dados e Aplicações de Sensoriamento Remoto por Satélite entre os dois países.

Entre as formas de cooperação está o sensoriamento remoto gratuito em tempo hábil em caso de desastre natural. As seguintes áreas foram acordadas:

  • Observação da Terra e intercâmbio de dados; 
  • Capacitação de especialistas em atividades de sensoriamento remoto; 
  • Aplicação de dados de satélite, pesquisas e desenvolvimento de produtos e avaliação de dados; recepção, tratamento e distribuição de dados de satélite; 
  • Serviços comerciais internacionais de dados de satélites específicos; 
  • Cooperação internacional com terceiros em atividades de sensoriamento remoto e instrumentos. 

O acordo tem vigência de três anos se será executado pelo Centro de Recursos de Dados e Aplicação de Satélite da China (Cresda) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Fonte: AEB

Nota do blog: é interessante mencionar que além dos acordos e discussões mantidos com a AEB e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o governo chinês também firmou um acordo com o Ministério da Defesa envolvendo "iniciativas de sensoriamento remoto, telecomunicações e tecnologia da informação para a defesa e proteção da Amazônia", no âmbito do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM). Não foram divulgados maiores detalhes sobre o escopo da cooperação.
.

Nenhum comentário: