quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Fórum CLBI - INPE - UFRN

.
CLBI realize fórum em parceria com INPE e UFRN; lançamento de Foguete de Treinamento faz parte da programação

30/09/2014

Na última segunda-feira (29), o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) deu início à programação de palestras, minicursos e apresentações de trabalhos da 4ª edição do Fórum de Pesquisa e Inovação (FoPI). Neste ano, pela primeira vez, o evento está acontecendo em conjunto com o V Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA). Nesta quinta-feira (02), como parte da programação, o CLBI irá lançar um foguete de treinamento básico (FTB).

Segundo o Coronel Aviador Maurício Alcântara, Diretor do CLBI, a parceria entre os dois eventos foi importante para fortalecimento de vínculos e construção conjunta do conhecimento. “Nosso primeiro FoPI foi uma atividade interna, para discutirmos o que podíamos melhorar nas áreas de pesquisa e inovação. Na segunda edição, já passamos dos 16 trabalhos iniciais para 60. E ano passado, já tivemos que sair do CLBI e usar a estrutura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como neste ano, pois não tínhamos como acomodar a quantidade de público”, relembra o Diretor.

O professor da UFRN e um dos responsáveis pela parceria inédita entre o SBGEA e o FoPI, José Henrique Fernandez, acredita que o diálogo entre as instituições envolvidas, entre elas o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), vai abrir portas para parcerias futuras. “Conhecermos o CLBI, a infraestrutura disponível, a logística do lançamento e as características dos foguetes vai nos permitir, em curto prazo, colocar cargas úteis nossas nos próximos lançamentos”, afirma o professor. Ele acredita que a parceria pode colocar Natal como a capital aeroespacial nordestina, atraindo estimentos industriais e de pesquisa.

O IV Fórum de Pesquisa e Inovação e o V Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia estão com aproximadamente 250 inscritos, e as atividades seguem até o meio-dia de sexta-feira, nas dependências da UFRN.

Fonte: DCTA, com edição do blog Panorama Espacial.
.

Nenhum comentário: