sábado, 11 de outubro de 2014

Preparativos do CBERS-4

.

INPE e CAST preparam satélite sino-brasileiro CBERS-4 para lançamento em dezembro

Sexta-feira, 10 de Outubro de 2014

A revisão final do CBERS-4 nas instalações da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST), em Beijing, no mês passado, comprovou que o satélite sino-brasileiro cumpriu com sucesso todas as fases de sua montagem, integração e testes, realizadas em conjunto por equipes de ambos os países. O CBERS-4 tem lançamento previsto para o dia 7 de dezembro, a partir da base de Taiyuan, na China.

No Brasil, o desenvolvimento do Programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite) cabe ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O lançamento do CBERS-4, inicialmente programado para dezembro de 2015, foi antecipado em um ano devido à falha ocorrida com o foguete chinês, no final de 2013, que causou a perda do CBERS-3.

A antecipação significou um desafio a mais para as equipes do Brasil e da China, que demonstraram ampla competência na preparação do CBERS-4 em conformidade com as rígidas especificações técnicas de um projeto espacial desse porte.

As atividades iniciaram em janeiro com o envio para a China da estrutura de carga útil do satélite, que antes estava no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE, em São José dos Campos (SP).

Além dos processos de montagem e integração, a impossibilidade de conserto em órbita tornam imprescindíveis os rigorosos testes para simular em Terra todas as condições que o satélite irá enfrentar desde o seu lançamento até o fim de sua vida útil no espaço.

"Está programada para o dia 17 de outubro a saída do CBERS-4 do Centro Espacial de Beijing em direção ao TSLC (Base de Lançamento de Satélites de Taiyuan). Todas as atividades para o lançamento do satélite em dezembro vêm sendo cumpridas com êxito”, informa Antonio Carlos de Oliveira Pereira Jr., engenheiro do INPE que coordena o Segmento Espacial do Programa CBERS.

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: