sexta-feira, 3 de outubro de 2014

INPE Cachoeira Paulista: 44 anos

.
INPE de Cachoeira Paulista comemora 44 anos

Quinta-feira, 02 de Outubro de 2014

Em Cachoeira Paulista, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mantém o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CST), o Laboratório de Combustão e Propulsão (LCP), a Divisão de Geração de Imagens (DGI) e o Projeto BDA para monitoramento da atividade solar, entre outros experimentos e atividades.

“Cada área de atuação do Instituto desenvolve projetos de pesquisa básica, pesquisa aplicada e desenvolvimento, disponibilizando produtos e serviços inovadores que impactam a vida da sociedade”, disse Leonel Perondi, diretor do INPE, durante a solenidade em comemoração aos 43 anos da Unidade de Cachoeira Paulista, realizada no último dia 30 de setembro.

Confira aqui a íntegra do discurso do diretor.

Na ocasião, Perondi citou desafios superados recentemente, como a realização de concurso público para regularizar a situação de servidores temporários. Também destacou a antecipação para o próximo mês de dezembro do lançamento do satélite sino-brasileiro CBERS-4, inicialmente programado para o final de 2015.

“Todos os eventos com alto risco de prazo foram cumpridos como planejado, permitindo que a integração do CBERS-4 fosse cumprida. Assim, foi com grande entusiasmo que a equipe brasileira participou, na última semana, em Beijing, da revisão final que liberou o transporte do CBERS-4 para a base de lançamento. No período de outubro a dezembro o satélite será integrado ao lançador, e tem seu lançamento, conforme o cronograma linha de base, agendado para a primeira quinzena de dezembro”, ressaltou o diretor do INPE. “O esforço liderado pelo Instituto terá colocado, em dois anos consecutivos, dois satélites no “launch pad”, constituindo-se em uma grande demonstração de competência e vigor técnico das equipes do INPE e de sua contraparte chinesa, a CAST (Academia Chinesa de Tecnologia Espacial)”, completou.

Mais uma vez, Perondi enfatizou a necessidade urgente da recomposição do quadro de servidores do Instituto e homenageou, de forma especial, os servidores e colaboradores da área de gestão.

“Apesar da falta de quadros já há um longo tempo, o núcleo de gestão do INPE de Cachoeira Paulista vem operando com esmero e dedicação, desdobrando-se para o cumprimento do grande número de responsabilidades. Esta situação tem se exacerbado, significativamente, ao longo do último ano, devido ao grande número de aposentadorias ocorridas nesta área”, disse o diretor.

Apresentações

Ainda durante a solenidade em comemoração aos 44 anos do INPE de Cachoeira Paulista, alguns dos principais projetos e realizações da unidade foram apresentados por José Antonio Aravéquia, chefe do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC); Ivan Marcio Barbosa, chefe da Divisão de Geração de Imagens (DGI); Fernando de Souza Costa, chefe do Laboratório de Combustão e Propulsão (LCP); Jean Ometto, chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CST); e Hanumant S. Sawant, coordenador do projeto BDA (Brazilian Decimetric Array), um radiointerferômetro que possui um conjunto de antenas para rastreio do Sol.

Confira aqui a apresentação do CPTEC

Confira aqui a apresentação do LCP

Confira aqui a apresentação da DGI

Confira aqui a apresentação do CST

Confira aqui a apresentação do BDA
.

Nenhum comentário: