segunda-feira, 6 de outubro de 2014

IAE/DCTA: 8º SePP&D

.
Instituto de Aeronáutica e Espaço realiza Seminário de Projetos - 8ºSePP&D

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realizou em 1º de outubro o 8º Seminário de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Veículos Espaciais e Tecnologias Associadas - 8º SePP&D.

O Seminário foi aberto oficialmente pelo Exmo Sr Diretor do IAE, Brig Eng Magalhães, que teceu considerações iniciais sobre o evento.  Na cerimônia de abertura foi também apresentada a palestra "A Expansão do Laboratório de Integração e Testes do INPE e sua Contribuição para o Programa Espacial", proferida pelo Engenheiro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Sr Carlos de Oliveira Lino.

Em sua oitava edição, o SePP&D, foi criado para mostrar os resultados dos projetos de P&D da Ação 20VB da Agência Espacial Brasileira (AEB) e atualmente se consolida como um fórum permanente de disseminação do conhecimento e das tecnologias desenvolvidas pelo IAE, com os objetivos principais de incentivar a produção tecnológica e a inovação voltada ao setor aeroespacial e incentivar as parcerias com instituições de ensino, pesquisa e indústrias.

Desde 2005, mais de setenta projetos de pequeno porte foram suportados pela ação 6704, atendendo a diversas áreas tais como Materiais, Aerodinâmica, Integração e Ensaios, Trajetografia, Química de Propelentes, Pirotecnica, dentre outros, e trazendo grandes contribuições ao desenvolvimento da tecnologia aeroespacial.

Atualmente o Seminário é um evento aberto à comunidade científica, abrangendo não somente os projetos da Ação 6704, mas também projetos apoiados pelo CNPq, Programa Uniespaço e apresentações de palestrantes convidados do Brasil e exterior.

Fonte: IAE/DCTA, com edição do blog Panorama Espacial.
.

Nenhum comentário: