terça-feira, 7 de outubro de 2014

Venezuela terá novo satélite de observação

.
.
O governo venezuelano oficializou no início desta semana a contratação de seu segundo satélite de observação, o VRSS-2, que a exemplo de seu antecessor, colocado em órbita há cerca de dois anos, será construído na China. O satélite, que será também denominado Antonio José de Sucre, será construído ao longo dos próximos três anos, com previsão de lançamento em 2017, num investimento de 170 milhões de dólares.

Segundo divulgado pela agência espacial venezuelana, o VRSS-2 contará com uma câmera de observação com resolução de 1 metro e faixa de 30 km, um imageador infravermelho, e capacidade de transmissão de dados de 16.000 bytes por segundo, quatro vezes superior a de seu antecessor. Será baseado na plataforma CAST-2000, da China Great Wall Industry Corporation (CGWIC), com massa em torno de 1.000 kg, e vida útil estimada em 5 anos.

Ainda de acordo com informações oficiais, parte da fabricação do satélite acontecerá na Venezuela, em Borburata, no estado de Carabobo, onde a partir do segundo semestre de 2015 será instalado o Centro de Investigação e Desenvolvimento Espacial (CIDE). Também está prevista a criação do Instituto de Geomática, responsável pela interpretação e aplicações das imagens.

Este é o terceiro satélite contratado por Caracas junto à chinesa CGWIC. O primeiro foi o Venesat-1 (Simon Bolivar), de comunicações, lançado ao espaço no final de outubro de 2008.
.

Nenhum comentário: