segunda-feira, 20 de julho de 2009

Projeto Celeste: demonstrações práticas em julho

.
O mês de julho será marcado por uma série de demonstrações práticas do projeto Celeste - consórcio de cooperação na área de sistemas de navegação por satélites.

O projeto, que conta com a participação da Atech e de empresas de outros países, tem como objetivo prover diretrizes e recomendações para definir atividades futuras e projetos a serem desenvolvidos na América Latina, envolvendo a constelação europeia de satélites de posicionamento global da série Galileo.

Segundo informações divulgadas, as primeiras demonstrações envolveram o monitoramento de cargas perigosas em deslocamento entre as cidades de Cubatão (SP) e Uberaba (MG). Outros testes, com monitoramentos de transportes hidroviário e ferroviário devem ocorrer ao longo deste mês.

Nessa fase do Projeto Celeste, a Atech, fundação brasileira atuante em integração de sistemas aeroespaciais, de defesa, energia e transportes, é responsável por coordenar e conduzir as demonstrações e os estudos sobre quais serviços serão prestados pelo sistema Galileo, que gerencia o Celeste, à América Latina.

Além da Atech, participam do projeto Celeste outras companhias brasileiras (a Hispamar, por exemplo), de outros países latino-americanos, e da Europa (Thales Alenia Space, AENA e GMV). A gerência do projeto cabe ao Galileo Joint Undertaking, ligado à Comissão Europeia, e sua coordenação é de responsabilidade da companhia espanhola AENA.

(Blog Panorama Espacial, com informações divulgadas pela Atech)
.

Nenhum comentário: