quarta-feira, 15 de julho de 2009

Nova regulamentação do Programa UNIESPAÇO

.
Foi publicado no Diário Oficial da União de ontem (14), a Portaria nº 119, editada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), aprovando as bases operacionais do Programa UNIESPAÇO (objetivos, metas, estruturas de gestão, etc.).

O objetivo do programa, como é descrito na própria portaria, é "formar, tornar operacional e aperfeiçoar uma base de pesquisa e desenvolvimento, composto por núcleos especializados, sediados em universidades ou em instituições congêneres, capazes de realizar estudos, pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos de interesse do Programa Espacial Brasileiro - PEB."

Periodicamente, o Programa lança anúncios de oportunidades (editais) definindo temas e condições para que as instituições interessadas possam inscrever seus projetos, e, uma vez selecionadas, receber recursos financeiros não-reembolsáveis.

Dentre os vários projetos já apoiados pela a UNIESPAÇO, estão o foguete híbrido da Universidade de Brasília (UnB), receptores GPS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), de materiais compósitos, entre outros.
.

Um comentário:

Brazilian Space disse...

Olá Mileski!

Tenho uma sugestão para o Programa UNIESPAÇO. Acho que a AEB deveria incluir na lista dos projetos desejados o desenvolvimento de uma plataforma Cubsat, evitando assim que as universidades brasileiras no futuro não tenham de comprar kits desse tipo em outros paises para realizar seus projetos. Como parece ser o caso agora da UFSM -Universidade Federal de Santa Maria-RS com o NANOSATC-BR.

Abs

Duda Falcão