quinta-feira, 2 de julho de 2009

VP da EADS Astrium para o Brasil

.
Jean Noel Hardy assume novo cargo na Astrium no Brasil

O executivo, que recentemente deixou a presidência da Helibras, acaba de ser nomeado Vice-Presidente Business Development Brasil da Astrium

São Paulo, 1º de julho de 2009: Jean Noel Hardy, 58 anos, possui quase 35 anos de experiência, essencialmente dedicados ao setor aeronáutico, espacial e de defesa. Como presidente da Helibras nos últimos cinco anos, recuperou e fortaleceu a empresa operacional e financeiramente e, no ano passado, protagonizou um dos maiores contratos já firmados no âmbito do grupo Eurocopter: o fornecimento e a produção no país de 50 helicópteros EC725 para as três Forças Armadas Brasileiras. Agora, no mesmo Grupo que controla a Helibras, assume o cargo recém criado de VP Business Development Brasil da Astrium, divisão espacial da EADS. A EADS Astrium já tem presença no Brasil através de sua participação na Equatorial Sistemas S.A adquirida em 2006 e da empresa Spot Image do Brasil, criada em 2009.

“O mais interessante nesse momento não é apenas buscar oportunidades, ampliar e consolidar os negócios e as empresas da Astrium no Brasil, é fazer algo que pessoalmente me encanta, é mais uma vez ter a oportunidade de colocar o Brasil como um novo player de peso em setores de altíssima tecnologia”, revela Hardy.

A expectativa é coerente com o currículo, sempre voltado a empresas de alta tecnologia aeroespacial e de defesa, como a função de Secretário Geral do grupo francês GECI International, e a diretoria de programas e vendas da AS Batteries, subsidiária comum da Aerospatiale-Matra e da Saft-Alcatel, com unidades de produção na França e na Escócia, além da direção em Toulouse, França, de uma empresa de serviços ligados à observação da Terra por satélite (Scot), joint-venture da agência espacial francesa (Cnes) e do grupo privado CS-SI.

Graduado em engenharia aeronáutica pela Ecole Nationale Supérieure de l’Aéronautique et de l’Espace (Toulouse) e em direito comercial pela Universidade de Paris, Jean-Noel Hardy concluiu seu mestrado em administração de empresas pela Essec Business School, em Paris. Também é diplomado em matemática e física pela Universidade de Limoges, possui brevê de piloto privado de avião e recebeu, em 2005, a Medalha do Pacificador, concedida pelo Exército Brasileiro.

A EADS Astrium, subsidiária a 100% do grupo EADS, se dedica ao fornecimento de sistemas e serviços espaciais civis e de defesa. Em 2008, Astrium teve um faturamento de 4,3 bilhões de euros e contava mais de 15.000 funcionários na França, na Alemanha, no Reino-Unido, na Espanha e nos Países-Baixos. Suas três principais áreas de atuação são Astrium Space Transportation para lançadores e infra-estrutura orbital, Astrium Satellites para satélites e segmento no solo e Astrium Services para o desenvolvimento e o fornecimento de serviços de satélites.

A EADS é a líder mundial no segmento aeroespacial, de defesa e serviços correlatos. Em 2008, a EADS gerou receitas de 43,3 bilhões de euros, empregando mais de 118 mil pessoas.

Fonte: assessoria da EADS Astrium, com ajustes do blog.

Comentários: a EADS Astrium dá mais um passo no sentido de fortalecer seu posicionamento no Brasil. Em abril, o grupo já havia anunciado na LAAD que o país era uma de suas prioridades este ano. Uma semana depois, a Spot Image, subsidiária do grupo, anunciou a abertura de um escritório em São Paulo, aumentando a sua presença local. A companhia espacial europeia não esconde seu interesse em projetos de satélites, como o Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB), subsistemas para a Plataforma Multimissão (PMM), desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e satélites de observação terrestre, entre outras iniciativas. A indicação de Hardy, executivo bastante experiente no mercado brasileiro, evidencia a relevância dada às oportunidades em espaço que existem no Brasil. De certo modo, também faz frente a toda estrutura montada e os entendimentos da Thales Alenia Space e Telespazio, que, a exemplo da Astrium, estão muito interessadas no SGB.

O grupo EADS, que atua nos setores aeronáutico (Airbus, Eurocopter), espacial (Astrium, Arianespace) e de defesa está passando por mudanças em sua administração no Brasil. Eduardo Marson, diretor do escritório de representação da EADS Brasil, assumiu recentemente a presidência da Helibras, indústria localizada em Itajubá (MG), e controlada pela Eurocopter. A posição de Marson na EADS Brasil será assumida pelo executivo francês Bruno Gallard, que há alguns anos foi adido militar da Délégation Générale pour l'armement (DGA), em Brasília (DF). Eduardo Marson, no entanto, continuará participando das decisões estratégicas do grupo no Brasil, ocupando a presidência do conselho de administração da representação local.

.

Nenhum comentário: