quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

SISCOMIS no Haiti

.
Segundo notícias vindas de agências internacionais, a terrível tragédia que atinge o Haiti desde a tarde de terça-feira passada (12) destruiu grande parte do sistema de comunicações do país, um dos mais pobres do mundo. Ontem, circularam informações de que os contatos iniciais do governo do Brasil com a missão de paz brasileira no Haiti, a serviço da Organização das Nações Unidas (ONU), eram feitos por meio de "instrumentos de comunicação militar." Trata-se do Sistema de Comunicações Militares por Satélite (SISCOMIS), operado pelo Ministério da Defesa e que possibilita transmissão de voz e dados numa área que se estende da Antártida até o Caribe.

Já há algum tempo, um terminal do SISCOMIS é operado do Haiti, permitindo o tráfego de informações entre o comando no país caribenho e o governo brasileiro. É possível que a disponibilidade do sistema do Ministério da Defesa tenha permitido a adoção de medidas rápidas por parte de Brasília (DF).

Apoio internacional

Algumas grandes operadoras de comunicações via satélite e organizações internacionais, como a Télécoms Sans Frontières (TSF) estão dando apoio material e técnico na tragédia. A TSF, por exemplo, enviou equipes com sistemas móveis de comunicações (terminais BGAN, da Inmarsat) e pequenos terminais terrestres para estabelecer redes de contato entre equipes de busca, resgate e apoio coordenadas pela ONU.
.

Nenhum comentário: