terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Balanço da EADS Astrium em 2009

.
2009, um ano memorável para a Astrium


O CEO da Astrium, François Auque, apresentou nesta terça-feira (19), em Paris, os resultados do exercício de 2009 e as perspectivas da companhia para 2010, durante a entrevista coletiva anual à imprensa. A Astrium, subsidiária da EADS – European Aeronautic Defence and Space Company, em 2009 firmou contrato de mais de 4 bilhões de euros referentes a 35 lançadores Ariane 5. Foram colocados em órbita 14 satélites, graças a sete Ariane 5 fornecidos. Um destaque em 2009 foi o maior telescópio espacial lançado até hoje, o Herschel, além dos satélites de telecomunicações Hot Bird 10 e o Amazonas 2.

No setor de defesa, a Astrium concretizou com sucesso os testes do míssel balístico M51 e pôs em órbita para a França o demonstrador Spirale e o satélite de inteligência Hélios 2B, e para a Alemanha o satélite Comsat Bw 1. O ano foi marcado por um número impressionante de entregas satisfatórias em órbita: 6 satélites.

"2009 foi um ano recorde no que diz respeito aos satélites de telecomunicações, com sete novos pedidos representando um quarto do mercado mundial, graças particularmente ao contrato para quatro satélites no valor de mais de 500 milhões de euros assinado com a SES Astra no final de novembro. Também devemos ressaltar que os órgãos internacionais têm reconhecido a qualidade das nossas atividades de serviços, já que firmamos vários contratos nos Estados Unidos com a National Geospatial-Intelligence Agency (NGA) e, na Europa, com a Agência Europeia de Defesa (AED)”, afirmou Auque durante a coletiva.

Em 2010, a Astrium manterá seus esforços para efetuar as entregas dentro dos prazos dos seis lançadores Ariane 5, e já está trabalhando no Ariane 5 Midlife Evolution, resultado da assinatura de um contrato de dois anos de 150 milhões de euros com a Agência Espacial Europeia (ESA). "O Ariane 5 ME contará com uma maior capacidade de carga, e com o futuro Ariane 6 estaremos prontos para tornar realidade qualquer decisão europeia neste setor”, declarou François Auque.

2010 também deverá ser movimentado com a exportação de satélites de observação, com entregas previstas para a Argélia, Chile e Coréia do Sul. Neste último, o satélite COMS será o primeiro equipamento de última geração do país. As atividades ligadas aos satélites de telecomunicações também deverão ser intensas, com a continuidade dos trabalhos no Astra 3B, COMSAT Bw-2, Arabsat 5A & 5B, HYLAS e KA-SAT, o primeiro satélite europeu multibeam operando em banda Ka e voltado especialmente ao fornecimento de internet banda larga.

Astrium inova para o planeta Terra

A Astrium vem desenvolvendo com financiamento próprio tecnologias capazes de transferir energia solar para a Terra. Suas equipes altamente especializadas podem hoje fabricar grandes satélites com capacidade para coletar energia solar e redirecioná-la ao solo usando raios laser e espelhos especiais. Com os governos se movimentando para desenvolver energias limpas e inesgotáveis, a indústria europeia já oferece respostas concretas.

"Os satélites nos permitem diagnosticar em escala mundial a saúde do nosso planeta. Esse ano cinco satélites fabricados pela Astrium e destinados ao estudo do meio ambiente foram lançados em órbita. A tecnologia que estamos desenvolvendo representa avanços reais e com isso podemos oferecer aos governos soluções concretas como, por exemplo, na luta contra o desmatamento ou a agricultura de precisão”, explicou Auque.

Através de sua subsidiária Spot Infoterra, a Astrium está apta a medir com precisão a dinâmica do desmatamento e a degradação das matas, além das consequentes emissões de carbono, nas principais regiões florestais. Em uma parceria com a ONG brasileira NGO IMAZON, a Astrium já analisou a parte do estado do Mato Grosso na Floresta Amazônica e desenvolveu uma ferramenta que foi testada e aprovada na Conferência do Clima de Copenhague. Ela agora já está sendo usada nos projetos REDD (Reducing Emissions from Deforestation and Forest Degradation). O objetivo é desenvolver o mercado de carbono de modo que os países com áreas florestais possam tomar consciência do valor que as florestas têm e deste modo protegê-las melhor.

Um contrato também foi assinado em Copenhague em dezembro do ano passado com a Agência de Desenvolvimento da França (AFD), que dará suporte a essas tecnologias para o monitoramento de florestas no Congo.

Sobre a Astrium

A Astrium é uma subsidiária da EADS dedicada a prover serviços e sistemas espaciais, civis e de defesa. Em 2008, a Astrium faturou cerca de 4,3 bilhões de euros e empregou mais de 15 mil pessoas na França, Alemanha, Reino Unido, Espanha e Holanda. Suas três áreas principais de atividade são: Astrium Space Transportation para lançadores e infraestrutura orbital, a Astrium Satellites para satélites e segmento terreno e a Astrium Services para o desenvolvimento e fornecimento de serviços por satélite. Mais informações: www.astrium.eads.net

Sobre a EADS

O Grupo EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2008, faturou 43,3 bilhões de Euros e empregou cerca de 118 mil pessoas. Além da Astrium, o Grupo inclui a Eurocopter, a Airbus, a Airbus Military e a divisão Defesa & Segurança. No Brasil, a EADS está presente através da Helibras, EADS Brasil, EADS Secure Networks Brasil e de escritórios de representação da Airbus Military e da Spot Image. Também é acionista da Equatorial Sistemas. Mais informações: www.eads.com.br

Fonte: EADS

Comentário: para saber mais sobre a EADS Astrium no Brasil, acessem a postagem "VP da EADS Astrium para o Brasil", ou busquem pelo argumento EADS na ferramenta de pesquisa do blog, no canto superior direito.
.

Nenhum comentário: