quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Cooperação Brasil - África do Sul: dados CBERS

.
Assinado memorando para recepção de dados CBERS na África do Sul

09-12-2010

Nesta quinta-feira (9/12), em Joanesburgo, durante o lançamento da Agência Espacial Sul-Africana (Sansa, na sigla em inglês), foi assinado o memorando de entendimento entre África do Sul, China e Brasil que permitirá a recepção naquele país das imagens do satélite sino-brasileiro Cbers-3, que deve ser colocado em órbita no final de 2011.

A iniciativa de proporcionar a países em desenvolvimento os benefícios do uso de dados de satélites começou a tomar forma em 2007, quando Brasil e China lançaram o programa “Cbers for Africa”. Desde então, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), responsável no Brasil pelo Programa Cbers, tem firmado cooperações para instalar infraestrutura de recepção de dados de satélites em todo o continente africano.

O memorando agora assinado é destinado à recepção e distribuição na África do Sul e beneficiará também Angola, Botsuana, Lesoto, Moçambique, Suazilândia, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe.

As informações geradas por satélites, como dados de desmatamento, de áreas agrícolas e sobre o crescimento de áreas urbanas, são essenciais para construir um planeta sustentável. “Além dos dados de satélite, o Brasil, através do Inpe, está comprometido em compartilhar seus softwares livres para processamento de imagens e, também, a experiência e tecnologia na observação da Terra com outras nações em desenvolvimento”, afirmou Jose Teixeira da Matta Bacellar, do Inpe, no lançamento da Sansa.

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: