.
Esta semana, deve ser oficialmente lançada a Agência Espacial Nacional da África do Sul (SANSA, sigla em inglês), segundo reportagem do website especializado DefenceWeb ("Pandor to launch the South African National Space Agency"). O novo órgão será o responsável pela condução das atividades espaciais do país africano, inclusive acordos de cooperação internacional. O Brasil é um dos países eventualmente citados para iniciativas conjuntas para o setor.
De acordo com o Defenceweb, a SANSA deve assinar acordos de cooperação com a agência espacial da Argélia em matéria de tecnologia e ciência espacial, e também um memorando de entendimentos com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e outro instituto chinês para a recepção e distribuição na África do Sul e sul do continente africano de imagens do satélite sino-brasileiro de observação CBERS 3, previsto para ser colocado em órbita no final de 2011.
Em abril, os governos do Brasil, Índia e África do Sul, grupo denominado pela sigla IBSA (India, Brazil and South Africa, em inglês) anunciaram a intenção de construir conjuntamente alguns satélites. O primeiro projeto, já em discussão, é para um microssatélite de aplicações científicas. Á África do Sul, caberá o desenvolvimento da plataforma e seus subsistemas, e ao Brasil, às cargas úteis, desenvolvidas pela área de Ciência Espacial do INPE. O objetivo é tê-lo em órbita em 2013.
No escopo da cooperação espacial entre os três países, um segundo satélite, de sensoriamento remoto, está também sendo considerado.
.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Cooperação Brasil - África do Sul
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário