.
AAB divulga documento sobre visão para o Programa Espacial Brasileiro
A Associação Aeroespacial Brasileira (AAB) divulgou no último dia 16, em São José dos Campos (SP), o documento intitulado "A Visão da AAB para o Programa Espacial Brasileiro", em cerimônia que contou com dezenas de associados, convidados, representantes de indústrias e de órgãos do governo.
O documento, preparado por membros da Associação e por mais de 30 consultores que atuam no Programa Espacial Brasileiro, aborda aspectos de um programa espacial adequado à grandeza territorial e econômica do País, com foco na geração de benefícios para a sociedade brasileira, e nos interesses políticos e do Estado. A visão está dividida em cinco tópicos principais: Missões Espaciais, Acesso ao Espaço, Recursos, Política Industrial e Organização Industrial.
Com a divulgação do documento, elaborado ao longo de 2010, a AAB espera contribuir para uma necessária reestruturação e até reformulação do Programa Espacial Brasileiro, questão que vem sendo discutida na Câmara dos Deputados e no Poder Executivo (Secretaria de Assuntos Estratégicos e Agência Espacial Brasileira).
"O momento é muito propício para fazermos uma reavaliação do programa brasileiro, e extremamente importante para a proposição de mudanças que resultem em melhores resultados e maiores benefícios para a sociedade brasileira. Com isso, o programa ganharia mais visibilidade, maior importância e, enfim, reconhecimento por parte daqueles que dele estariam se beneficiando no futuro, o Brasil e os brasileiros", afirma Paulo Moraes, presidente da AAB.
O estudo está disponível em www.aeroespacial.org.br [arquivo PDF de 19 MB]
Sobre a AAB
Fundada em 2004 e com sede em São José dos Campos, a AAB tem por objetivo incentivar o desenvolvimento das atividades aeroespaciais brasileiras, contando entre seus membros com profissionais do setor espacial e aeronáutico. Desde a sua criação, tem promovido iniciativas relacionadas à discussão e a promoção do Programa Espacial Brasileiro.
Fonte: AAB
Comentário: André M. Mileski, editor do blog Panorama Espacial, contribuiu com o estudo no tópico "Recursos orçamentários" (páginas 42 a 49).
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário