quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Lançamento do caderno "Política Espacial Brasileira"

.
Foi lançada ontem (30) no salão nobre da Câmara dos Deputados, a publicação "A Política Espacial Brasileira", 7º volume da série Cadernos de Altos Estudos, elaborada pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, num evento em que estiveram presentes praticamente todas as lideranças do Programa Espacial Brasileiro, além de vários deputados e pessoas ligadas ao setor.

Participaram, inclusive discursando, Carlos Ganem, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), o Tenente-Brigadeiro Ailton dos Santos Pohlmann, diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Roberto Amaral, diretor-geral da Alcântara Cyclone Space (ACS), Gilberto Câmara, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Walter Bartels, presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), além do relator do projeto, deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), e do presidente do Conselho de Altos Estudos, deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE).

O estudo foi proposto por Rodrigo Rollemberg em abril de 2009, e após diversas discussões, seminários e workshops, foi produzido um documento que consolida diretrizes, ações e projetos do setor, propõe medidas e aponta novas estratégias de estímulo à pesquisa e à produção espacial no País.

O caderno possui dois volumes que, somados, chegam a cerca de 500 páginas, com apresentação de cenário e perspectivas para o Programa Espacial Brasileiro, análises técnicas de especialistas do setor, além de artigos de colaborações especiais, como de Samuel Pinheiro Guimarães, da Secretaria de Assuntos Estratégicos ("O Brasil na era espacial"), e do ministro da Defesa Nelson Jobim ("A Defesa e o Programa Espacial Brasileiro").

O Conselho de Altos Estudos deve liberar ainda esta semana uma versão em PDF dos dois volumes. Nas próximas semanas, após leitura e "digestão" do material, o blog publicará algumas análises sobre o extenso material.
.

Nenhum comentário: