domingo, 5 de junho de 2011

Venezuela: contrato do VRSS-1 assinado

.

Em 26 de maio, em Caracas, representantes do governo venezuelano e da fabricante chinesa China Great Wall Industry Corporation (CGWIC) assinaram o contrato para o desenvolvimento do programa do satélite de observação terrestre VRSS-1, abordado pelo blog no início de maio (veja a postagem "VRSS-1, o novo satélite venezuelano").

Segundo nota divulgada pela CGWIC, a empresa atuará como contratante principal do projeto, responsável pela construção do satélite, lançamento, infraestrutura solo e testes para entrega em órbita.

O VRSS-1 será baseado na plataforma CAST 2000, da China Academy of Space Technology (CAST), que também será responsável pela infraestrutura de solo, como as estações de recepção de imagens. O lançamento deverá ser executado por um fogue Longa Marcha 2D, a partir do centro espacial de Jiuquan, em data ainda não divulgada.

Este será o primeiro satélite de sensoriamento remoto venezuelano, devendo ser usado principalmente em aplicações para proteção do meio ambiente, monitoramento e gerenciamento de desastres, agricultura e planejamento urbano. É também o segundo projeto contratado pela Venezuela com a China, seguindo-se ao do satélite de comunicações Venesat-1, colocado em órbita no final de 2008.
.

Nenhum comentário: