quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Preparativos para a missão SHEFEX 2

.
Pré-Montagem do VS-40M SHEFEX2 e Revisão de Aceitação

Campo Montenegro, 14/09/2011

Desde o dia 06 de setembro uma equipe do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) encontra-se na Noruega - Andenes (Andoya Rocket Range - ARR) para a realização do VS-40M SHEFEX2 Pre-Trial, que consiste na pré-montagem do VS-40M naquele centro a fim de verificar as interfaces e antecipar possíveis ajustes de montagem do foguete, da carga útil e do lançador. Embora os motores de voo já estejam no ARR, nesta pré-montagem são utilizados motores inertes (mock-up), cujas interfaces mecânicas são idênticas às de voo.

Paralelamente, o DLR realiza a Revisão de Aceitação (Acceptance Review) do foguete VS-40M, que consiste na verificação de toda a documentação do foguete gerada durante a fabricação e compilada pelo IAE.

Além disso, as equipes do DLR aproveitam a presença dos especialistas do IAE para sanar dúvidas com relação as modificações incorporadas ao projeto e à engenharia de sistemas.

Todas estas atividades estão previstas no cronograma que antecede o lançamento do VS-40M, que está previsto para ser realizado em meados de fevereiro de 2012.

Fonte: IAE/DCTA

Comentário: para saber mais sobre o envolvimento brasileiro na missão SHEFEX, desenvolvido pela Deutschen Zentrums für Luft- und Raumfahrt (DLR), a agência espacial da Alemanha, acesse a postagem "O VLS "alemão"". Em 2011, aliás, comemoram-se 40 anos de cooperação espacial entre o Brasil e a Alemanha. Em breve, o blog Panorama Espacial postará um artigo sobre essa cooperação.
.

Nenhum comentário: