quarta-feira, 14 de setembro de 2011

AEB e Yuzhnoye: declaração conjunta

.
Declaração Conjunta da Agência Espacial Brasileira e da Delegação da Empresa Espacial SDO Yuzhnoye da Ucrânia

14-09-2011

A cooperação espacial entre o Brasil e a Ucrânia deu mais um passo importante. Foi extremamente produtiva a reunião realizada nesta terça-feira, 13 de setembro de 2011, na Agência Espacial Brasileira (AEB), entre a AEB, encabeçada pelo seu presidente, Marco Antonio Raupp, e a Delegação visitante da Empresa SDO Yuzhnoye da Ucrânia, liderada por seu diretor geral, Alexander Degtyarev. O encontro contou com a participação de representantes do Instituto de Aeronáutica e Espaço do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e da Empresa Alcântara Cyclone Space (ACS).

A reunião deu continuidade aos entendimentos iniciados durante a visita da comitiva técnica brasileira, comandada pelo presidente da AEB, no início de julho último, às indústrias ucranianas envolvidas no programa da empresa binacional ACS, que vai promover lançamentos do foguete Cyclone-4, da Ucrânia, a partir do Centro de Alcântara, no Brasil, introduzindo uma alternativa econômica e segura no mercado mundial de lançamentos comerciais.

Foram discutidas as várias possibilidades de ampliação da cooperação entre as instituições espaciais brasileiras, coordenadas pela AEB, e a indústria espacial ucraniana – em especial, a empresa SDO Yuzhnoye, com mais de 50 anos de existência ininterrupta e invejável experiência em diversos setores das atividades espaciais, tanto em veículos lançadores e seus sistemas básicos, como em satélites de diferentes tipos e finalidades.

Ficaram claras as grandes oportunidades de colaboração existentes em todas essas esferas. O desenvolvimento conjunto de satélites, inclusive os dotados de radar, será objeto de atenção especial. Acordou-se preparar um plano de treinamento de técnicos brasileiros em sistemas e equipamentos fundamentais para lançadores, bem como em segurança de combustíveis. O esforço de capacitação de recursos humanos deverá envolver universidades brasileiras e ucranianas, além de especialistas vinculados aos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Defesa e das Comunicações.

Os Presidentes da AEB e da SDO Yuzhnoye fizeram questão de deixar registrados os resultados e perspectivas altamente promissores alcançados no encontro, bem como o empenho comum e coeso de concretizar as decisões adotadas.

MARCO ANTONIO RAUPP
Presidente da AEB

ALEXANDR DEGTYAREV
Diretor-Geral da YUZHNOYE

Fonte: AEB

Comentário: muito interessante o trecho que discorre sobre a "atenção especial" a ser dada para o desenvolvimento de satélites, "em especial os dotados de radar". Este é um campo em que o Brasil tem considerado várias possibilidades, envolvendo a China, Itália ou Argentina, entre outros países, depois que a iniciativa do MAPSAR, em parceria com a Alemanha, não seguiu adiante.
.

Nenhum comentário: