terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cooperação Brasil - Índia

.
Brasil e Índia: a busca da cooperação espacial

20-09-2011

As duas potências emergentes precisam definir formas e campos de cooperação espacial. A plena consciência dessa crescente necessidade ficou clara na visita do Embaixador da Índia, B. S. Prakash, ao Presidente da Agência Espacial Brasileira, Prof. Marco Antônio Raupp, nesta terça-feira.

Ficou acertado delinear, até o final do ano, os campos concretos da colaboração a ser efetivada, com base em interesses mútuos e na participação de empresas dos dois países. Acordou-se também dedicar especial atenção nas próximas reuniões ao programa de Satélites IBAS, aprovado pelo fórum Índia, Brasil e África do Sul. As características técnicas desses satélites já começaram a ser desenvolvidas.

Uma visita da Presidente Dilma Rousseff à Índia está prevista, em princípio, para fevereiro próximo. O principal compromisso ora assumido pelo Presidente da AEB e pelo Embaixador da Índia é de preparar uma proposta que atenda às necessidades reais de ambos os países em áreas como observação da Terra, telecomunicações por satélite e preparação de recursos humanos em alta qualificação na área espacial.

O Embaixador B. S. Prakash presenteou o Dr. Marco Antonio Raupp com o livro “India 2020 – A Vision for the New Millenium”, dos renomados cientistas indianos A. P. J. Abdul Kalam e Y. S. Rajan. O livro tem como epígrafe uma referência válida para a ocasião: “se aqueles que pensam alcançar algo têm um propósito firme e bem definido, eles haverão de realizar o que pensam e até mesmo na forma como pensam”.

Participaram da audiência o Dr. Vinod K. Sachdeva, Ministro Encarregado de Negócios da Embaixada da Índia, o Dr. G. K. Rayalu, pesquisador indiano que trabalha há muitos anos no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Dr. Himilcon de Castro Carvalho, Diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos (DPEI) da Agência Espacial Brasileira (AEB), e o Prof. José Monserrat Filho, Chefe da Assessoria de Cooperação Internacional (ACI) da AEB.

Fonte: AEB
.

Nenhum comentário: