segunda-feira, 12 de setembro de 2011

"Eles vão partir para o Ataque"

.
Recomendável a leitura da reportagem "Eles vão partir para o Ataque", publicada na edição de hoje (12) do jornal "O Estado de S. Paulo", sobre as articulações entre grupos nacionais e estrangeiros de olhos no mercado brasileiro de defesa e segurança.

Dentro deste contexto de defesa e segurança, conforme tem sido frequentemente abordado aqui no blog, insere-se também a área espacial. O "namoro" entre o grupo francês Thales e a brasileira Andrade Gutierrez, que desde 2010 já circulava nos bastidores e em junho, no salão de Le Bourget, foi oficialmente reconhecido (ver a postagem "Thales, Andrade Gutierrez e satélites"), aliás, é mencionado na reportagem, sendo que um dos principais tópicos seriam satélites. Diz a reportagem, citando um executivo da empreiteira brasileira:

"A articulação para receber tudo isso já começou. Como as empresas mais experientes da defesa são de porte médio - portanto, sem condições de arcar com o volume de investimentos necessário -, grandes grupos brasileiros, alguns sem experiência na área, decidiram entrar no jogo. Um deles é o Andrade Gutierrez, que controla uma das maiores construtoras do País e tem participação relevante na operadora Oi. O conglomerado mantém negociações com a francesa Thales, que fabrica de sistemas de tráfego aéreo a estações espaciais e fatura 13 bilhões.

"Estamos discutindo, mas o modelo deve caminhar para uma joint venture", diz Giovanni Foragi, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Andrade Gutierrez. "Nós temos competência de gestão e experiência em telecomunicações, que pode ser usada para conceber sistemas de satélites. Já a Thales é uma líder mundial em defesa e segurança.""

.
Em breve, o blog trará mais informações sobre o "namoro", as movimentações empresariais em andamento e suas motivações.
.

Nenhum comentário: