segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Itasat-1 no voo inaugural do Cyclone 4?


Previsto para novembro de 2013, se tudo acontecer conforme o planejado, o voo inaugural do foguete ucraniano Cyclone 4, a ser operado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA), deve levar não apenas o nano-satélite japonês Nano-JASMINE, acrônimo de Japan Astrometry Satellite Mission for Infrared Exploration. 

Segundo informações recebidas pelo blog Panorama Espacial, a Alcântara Cyclone Space (ACS), binacional responsável pela comercialização e operação do binômio Cyclone 4 / CLA, ofereceu à Agência Espacial Brasileira (AEB) espaço para lançamento de uma carga útil no voo inaugural, que pode vir a ser ocupada pelo satélite universitário Itasat-1, em desenvolvimento pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), de São José dos Campos (SP).

Nos cronogramas de lançamentos apresentados publicamente pela AEB, o lançamento do Itasat-1 aparece como planejado para 2013, justamente o ano em que o Cyclone 4 deve ter o seu primeiro lançamento.

Financiado pela AEB, o Itasat-1 tem sua execução a cargo do ITA, que responde ainda pelos subsistemas (estrutura, controle térmico, suprimento de energia, controle de atitude e computador de bordo). O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é provedor de consultoria técnica, de infraestrutura laboratorial e gestor financeiro. As cargas úteis que comporão a missão serão oriundas de algumas universidades brasileiras, dentre as quais a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL).
.

Nenhum comentário: