domingo, 23 de dezembro de 2012

Estação europeia é inaugurada na Argentina



Na última quarta-feira, 18 de dezembro, foi inaugurada a antena da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) destinada a estudos em espaço profundo, construída em Malargüe, na província argentina de Mendoza, e a primeira de seu gênero na América Latina.

Na cerimônia, que contou com a participação por videoconferência da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e do diretor de operações da ESA, Thomas Reiter, foram destacados o investimento para a construção da estação - 45 milhões de euros, e também o direito de uso de 10% do tempo de operação da estação pela comunidade científica argentina, que será coordenado pela Comision Nacional de Actividades Espaciales (CONAE).

A antena, de formato parábolico e com 35 metros de diâmetro, é denominada "DSA 3 Malargüe" e completa a rede de três estações terrenas para monitoramento de missões de espaço profundo da ESA, sendo as outras duas situadas em New Norcia, na Austrália e Cebreros, na Espanha, finalizadas em 2002 e 2005, respectivamente.

Sua construção foi iniciada em janeiro de 2012 e a expectativa é de que esteja completamente operacional já no início de 2013. A estação DSA 3 será um meio importante para o recebimento de dados de missões interplanetárias atuais e futuras da ESA, como a Mars Express, Venus Express, Rosetta, Herschel, Planck, Gaia, Euclid, BepiColombo, e Solar Orbiter y Juice.
.

Nenhum comentário: