terça-feira, 18 de dezembro de 2012

SABIÁ-Mar em pauta


Grupo de Trabalho do projeto Sabiá-MAR se reúne em São José dos Campos (SP)

Brasília, 17 de dezembro de 2012 – Mais um importante passo será dado no desenvolvimento do Projeto Sabiá-Mar – satélite de observação oceanográfica, em especial, da costa atlântica, desde o norte do Brasil até o sul da Argentina. Brasileiros e argentinos pertencentes ao Grupo de Trabalho do Projeto se reunirão esta semana em São José dos Campos (SP). A reunião é a primeira de uma série que devem acontecer, mensamente, até julho de 2013, com objetivo de realizar os estudos preliminares da missão.

Durantes as reuniões, será definida a missão e também realizados estudos preliminares sobre o satélite. Até março de 2013, os grupos deverão apresentar um relatório com a revisão dos requisitos do projeto; e até julho, apresentar um projeto já mais elaborado, incluindo cronograma de execução. Se for comprovada a viabilidade da missão e o interesse de ambas as agências espaciais em executar o projeto, as fases seguintes serão iniciadas: fabricação, montagem, testes, lançamento e utilização.

Estarão presentes nas reuniões desta semana, em São José dos Campos: o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira (AEB)e presidente do Grupo de Trabalho, Carlos Gurgel; o diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB, Petrônio Noronha de Souza; o consultor da AEB, Carlos Santana; o representante da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil, Celio Costa Vaz; os representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) Amauri da Silva Montes, João Lorenzzetti e Marco Antonio Chamon. Da parte argentina, participarão dos encontros, Daniel Caruso e Antonio Gagliardini, da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE, sigla em espanhol).

Fonte: AEB
.

Nenhum comentário: