quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Os problemas do CBERS 3 - Parte II


O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), até o momento, não se manisfestou oficialmente sobre a extensão do atraso do lançamento do satélite CBERS 3 por conta de falha em componentes em testes finais já na China, assunto abordado pelo blog no início de setembro (ver as postagens "CBERS 3: lançamento ameaçado" e "Os problemas do CBERS 3"), mas uma consulta ao Diário Oficial da União (DOU) revela providências que estão sendo tomadas.

Na edição do DOU de 6 de dezembro, foram publicados dois extratos de dispensa de licitação da Agência Espacial Brasileira (AEB) para a contratação de empresas para o retrabalho em subsistemas dos satélites CBERS 3 e 4, no caso o TTCS (subsistema de Telemetria, Rastreamento e Controle) e o imageador WFI (Wide Field Imager).

A Mectron, de São José dos Campos (SP), foi contratada para prestação de "serviços de re-projeto e substituição do Circuito de IN-RUSH e troca dos conversores DC/DC dos equipamentos transponder MV1,MV2 e MV3 do subsistema TTCS dos Satélites CBERS 3 & 4", pelo valor de pouco mais de R$1,45 milhão.

A Equatorial Sistemas, por sua vez, prestará "serviços de retrabalho do Circuito de IN-RUSH dos modelos FM1, FM2, FM3 e troca dos conversores DC/DC dos modelos FM1 e FM2 dos SPE do subsistema WFI dos Satélites CBERS 3&4", num contrato de cerca de R$720 mil.

O blog continua em busca de informações oficiais sobre a o atraso na missão do CBERS 3, e tão logo tenha mais detalhes, divulgará a seus leitores.
.

2 comentários:

Rui C. Barbosa disse...

Caro André,

Pelos vistos, podemos então esperar um atraso de largos meses na missão?

Abraço!

Rui C. Barbosa

Unknown disse...

Que bom. Vão atrazar sim. Mas agirão de forma segura e não colocarão tudo a perder.