domingo, 13 de abril de 2014

Notícias da Alcântara Cyclone Space

.
A companhia ucraniana Azovmash, uma das principais contratadas da Alcântara Cyclone Space (ACS) para o desenvolvimento, fabricação e entrega de vários sistemas chave para a operação do sítio de lançamento do Cyclone 4 em Alcântara, no Maranhão, publicou em seu website em 9 de abril uma notícia com informações sobre o status atual de suas atividades relacionadas ao projeto.

O press release, em russo, menciona a fabricação de diversos componentes, como tanques para propelentes, sistemas para abastecimento e transporte do lançador à plataforma, entre outros. De acordo com a ACS, as atividades contratadas junto à Azovmash estão de acordo com o cronograma.

Crise com a Rússia

Apesar de, ao menos publicamente, o projeto da joint-venture ucraniano-brasileira seguir adiante, há setores do governo brasileiro que avaliam as consequências que a crise entre Kiev e Moscou podem gerar para a binacional.

O Cyclone 4 contém alguns componentes críticos de origem russa e, de fato, os dois países firmaram em junho de 2009 uma espécie de acordo de salvaguardas tecnológicas para a proteção mútua de tecnologias de lançadores (veja a postagem "Atualizações do lado ucraniano da ACS").
.

Nenhum comentário: