segunda-feira, 7 de abril de 2014

Novo diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço

.
Instituto de Aeronáutica e Espaço realiza cerimônia militar de passagem de direção

07/04/2014
 
Na última sexta-feira, 4, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realizou Cerimônia Militar de Passagem de Direção. Na ocasião, o Brigadeiro Engenheiro Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel transmitiu o cargo para o Brigadeiro Engenheiro Leonardo Magalhães Nunes da Silva. A solenidade foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Durante as palavras de despedida, tanto do cargo de Diretor do IAE quanto do Serviço Ativo da Força Aérea Brasileira (FAB), o Brigadeiro Kasemodel ressaltou a importância dos desafios encontrados e das superações alcançadas no período que esteve à frente da Instituição.

“Na área de espaço, destaco que preparamos e participamos do lançamento de sete foguetes suborbitais no Brasil e no exterior, concluímos os ensaios de separação de estágio do Veículo Lançador de Satélites, efetuamos o carregamento de propelente dos propulsores do VSISNAV, realizamos a Operação Salina e os ensaios de qualificação em solo do estágio propulsivo líquido. Na área de Aeronáutica e Defesa, destaco a conclusão das etapas de navegação e controle e de decolagem e pouso automático do VANT, os ensaios em banco de provas da turbina aeronáutica de pequena potência e a participação das nossas equipes em operações de ensaios e armamentos”, aponta o Brigadeiro Kasemodel.

Segundo o Tenente-Brigadeiro Machado, os projetos em desenvolvimento no IAE representam um desafio institucional para o Comando da Aeronáutica, para o País e para o próprio Instituto: “reconheço o trabalho desenvolvido pelo Brigadeiro Kasemodel, como o VANT, os foguetes VS40 e o VS30 Orion, lançados da Noruega e de Alcântara, respectivamente”.    

Para o Brigadeiro Magalhães, o Diretor-Geral do DCTA frisou a importante passagem como Chefe do Subdepartamento de Administração: “o DCTA tem plena confiança no seu trabalho e tenho certeza dará continuidade aos projetos que seus antecessores iniciaram”.
   
A Instituição. Cabe ao Instituto de Aeronáutica e Espaço desenvolver soluções científico-tecnológicas no setor Aeroespacial Brasileiro através da Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação, Operações de Lançamento e Serviços Tecnológicos em sistemas aeronáuticos, espaciais e de defesa. Entre as atribuições da organização, está o desenvolvimento do Veículo Lançador de Satélites (VLS).

Fonte: DCTA
.

Nenhum comentário: