sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Cooperação Brasil - República-Tcheca: visita à AEB

.
Tchecos têm interesse em parceria tecnológica com a AEB

Brasília 11 de Setembro de 2013 - O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, reuniu-se nesta terça-feira (10), em Brasília, com o presidente da União Espacial Tcheca (CSA, na sigla em inglês), Petr Bares, para tomar ciência das áreas nas quais a República Tcheca tem interesse em estabelecer parceria tecnológica com o Brasil.

De acordo com Bares, há interesse no desenvolvimento de tecnologia para satélites, parceria no segmento industrial e participação em projetos de movimentação terrestre com o auxílio de satélites, como a GPS, por exemplo.

A visita de Bares, que estava acompanhado de Zdenek Kozacek, Surivata Tumala, Jiri Krechl, Katerina Kynclova e Marek Madr, todos da direção da CSA, dá sequência a carta de intenção de cooperação na área das tecnologias aeroespaciais assinada em 2010 entre a AEB e o Ministério dos Transportes da República Tcheca.

A CSA é uma associação industrial privada, constituída especialmente de pequenas e médias empresas, que representam mais de 80% de negócios tchecos aeroespaciais da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês). A República Tcheca participa em programas da ESA desde 2005 e como associada desde 2008. Seus objetivos incluem a promoção das tecnologias aeroespaciais tchecas das empresas associadas e incremento de uma rede de parceiros de cooperação na área aeroespacial com países interessados.

Também participaram do encontro com a delegação estrangeira Petrônio Noronha de Souza, diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, Carlos Gurgel, diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento, e o chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, José Monserrat Filho.

Fonte: AEB
.

Nenhum comentário: