terça-feira, 3 de setembro de 2013

Mais informações sobre o "Czech - Brazilian Space Industry Seminar"

.
Recebemos hoje (03) mais informações sobre o evento de cooperação na área espacial com a República Checa, a ser promovido pela associação Czech Space Alliance (CSA) no próximo dia 12 de setembro. A seguir, reproduzimos uma versão do material distribuído pela CSA, livremente traduzida e adaptada pelo blog Panorama Espacial:

Setor espacial checo em busca de parceiros no Brasil

A República Checa é um membro recente, mas muito ativo, da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês). Após décadas desenvolvendo tecnologia espacial de classe mundial para projetos do programa espacial soviético, os engenheiros e cientistas checos estavam tecnologicamente bem preparados para que seu país se tornasse membro da ESA em 2008.

Utilização do orçamento espacial

Todo o orçamento espacial da República Checa é canalizado por meio da ESA que, por meio de consultas entre os especialistas da ESA e o time checo (liderado pelo departamento espacial do Ministério dos Transportes), garante os fundos sejam alocados a programas que trarão benefícios sustentáveis e crescentes para a indústria checa, além de aprimorar sua competitividade global em campos de alta tecnologia além de aplicações espaciais. Ao contrário de vários países membro da ESA, que recentemente fizeram cortes servos em suas contribuições para a agência europeia em razão da crise econômica, a República Checa foi um dos poucos países a aumentar seu orçamento para os próximos anos, reconhecendo a importância do espaço não apenas para trazer benefícios por meio de dados produzidos a partir do espaço, mas também como um catalisador chave para estimular a inovação e competitividade.

Um os principais objetivos ao se estabelecer a ESA em 1975 foi a busca por aumentar a competitividade das indústrias dos países membros. Desta forma, um conceito chave da política industrial da ESA é garantir que cerca de 90% de seu orçamento conjunto seja distribuído para a indústria, por meio de processos competitivos. Ao mesmo tempo, a ESA tem que observar os "retornos geográficos", o que significa dizer que a alocação dos recursos para os respectivos países deve seguir a proporção dos recursos nacionais contribuídos por cada país.

As atividades internacionais da Czech Space Alliance (CSA)

A CSA é uma associação de empresas checas de pequeno e médio portes, associada a empresas de maior porte, que desta forma conseguem conquistar cerca de 80% do orçamento espacial checo em processos competitivos da ESA. Um dos objetivos da associação é desenvolver redes de companhias parceiras com as quais possa desenvolver projetos conjuntos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Na ESA, como uma base essencial de sucesso, a maioria dos processos competitivos é obtida por meio de consórcios internacionais. Nós estamos atualmente trabalhando junto com grandes e pequenas empresas da Alemanha, França, Itália, Áustria e Espanha. Contudo, nós também sabemos que não podemos nos limitar a países membros da ESA apenas. Este é o motivo pelo qual a aliança está desenvolvendo contatos com agências espaciais da Argentina, Chile, Peru e Tailândia. Ainda, fizemos o mais significativo progresso com o Japão (onde, após nosso recente encontro com o escritório de política espacial do gabinete japonês, nosso Ministério dos Transportes está preparando uma proposta de acordo de cooperação) e com o Brasil.

O relacionamento checo com o Brasil

O presidente da CSA tem sido um grande admirador e fã do Programa Espacial Brasileiro, do País e de seu povo desde sua primeira visita ao Brasil no início da década de noventa (para uma conferência do SCD-1). Ele mantém contatos frequentes com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Agência Espacial Brasileira (AEB) e Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), empresas do setor espacial de São José dos Campos e muitos amigos que ele fez. Seu objetivo de engajar uma cooperação brasileiro-checa em P&D espacial foi bem recebido pela AEB e, com o apoio de sua equipe, foi preparada uma carta de intenções. A carta de intenções foi finalizada e assinada após o Congresso Internacional de Astronáutica - IAC 2010, realizado em Praga, pelo presidente da AEB e pelo ministro checo dos Transportes - de fato, a Agência Espacial Checa (uma proposta para a criação de uma agência espacial dedicada já foi preparada).

Missão de Tecnologia Espacial Checa ao Brasil - 9 a 14 de setembro de 2013

O Ministério da Indústria, a agência Czechinvest, a CSA, nossa embaixada em Brasília e o escritório em São Paulo da Czechtrade estão agora preparando uma visita de alguns representantes da aliança para encontrar instituições e empresas espaciais chave no Brasil, de forma a avançar da carta de intenções para desenvolver contatos industriais diretos e começar a preparar o escopo para a identificação de possíveis futuros projetos. Além de possíveis tecnologias e conhecimentos complementares, nós buscaremos identificar possíveis fontes de financiamentos para projetos futuros de P&D conjuntos. Há algumas ideias iniciais, incluindo fundos da União Europeia para programas na América Latina, a agência europeia GSA para GNSS (com sede em Praga), que terá recursos para promover o uso do Galileo, possível cooperação por meio da ESA, ou futuros programas bilaterais. Tanto a República Checa como o Brasil têm programas bilaterais para co-financiar projetos conjuntos de P&D pela indústria. Mas, não há um entre os dois países.

Desta forma, a CSA e os outros organizadores do evento convidam todas as empresas interessadas em trabalhar, ou que pretendam trabalhar com tecnologia espacial, a comparecem e nos encontrar no Parque Tecnológico de São José dos Campos na tarde de quinta-feira, 12 de setembro. Nós trocaremos informações sobre quais tecnologias em que estamos trabalhando, com uma posterior oportunidade para network.

Os membros da aliança cobrem um amplo espectro de conhecimento, incluindo eletrônica qualificada (operando em órbitas terrestre e planetárias), software para controle de satélites e sistemas de missão, software de bordo, software de posicionamento de satélites, consultoria em engenharia (por exemplo, modelagem termal de estruturas espaciais), processamento e armazenamento de dados de observação terrestre, desenvolvimento de materiais avançados (por exemplo, para lançadores), eletrônica passiva (capacitores checos em tântalo equipam o Mars Rover). A maior parte dos projetos foi obtida em processos competitivos da ESA. Contudo, também conquistamos alguns sucessos em competições comerciais, como, por exemplo, um contrato de 1,8 milhão de euros para projetar e construir os mecanismos de abertura dos painéis solares de todos os 84 satélites Iridium NEXT - a estrutura mecânica chave, o que demonstra a grande confiança na qualidade da manufatura checa. Mais informações sobre os membros da CASA estão disponíveis no website www.czechspace.eu, onde também pode ser obtida uma versão eletrônica de nosso catálogo, com informações mais detalhadas sobre cada empresa membro.
.

Nenhum comentário: